Aproveitamento da água da chuva na lavagem de pisos e irrigação de jardins: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.006.0017Palavras-chave:
Captação de água de chuva, Sustentabilidade, Tecnologia de baixo custoResumo
O contexto socioeconômico trazido pela pandemia da COVID-19 e guerra na Ucrânia, acarretaram crise na economia mundial. Diante dessa situação de inflação e alta do dólar, o acesso a itens básicos como água e gás de cozinha se tornou um empecilho para a população carente. Existem alternativas para contornar a escassez hídrica, e uma delas é a utilização de sistemas de aproveitamento de água com tecnologias de baixo custo, que facilitam a replicação em ambientes que não possuem rede de distribuição de água, permitindo à população economicamente desfavorecida o acesso à água. Este trabalho analisa a utilização de água de chuva na irrigação de jardim e lavagem de piso em prédio público. O estudo de caso, foi realizado no Juizado Cível e das relações de consumo de Camaragibe, PE. Foram analisados o índice pluviométrico e o histórico do consumo de água bem como a análise da água de chuva da região do estudo. Foram realizadas simulações do reservatório e análise econômica através do software NETUNO. A simulação econômica resultou no valor de R$3.000,00 (três mil reais), e tempo de retorno de investimento em 5 anos. Após análise das simulações e dos resultados das amostras de água de chuva bem como do cumprimento dos requisitos da norma ABNT 15527/2019, pode-se inferir que é viável a implantação da captação de água de chuva para uso não potável.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.