Aproveitamento da água da chuva na lavagem de pisos e irrigação de jardins: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.006.0017

Palavras-chave:

Captação de água de chuva, Sustentabilidade, Tecnologia de baixo custo

Resumo

O contexto socioeconômico trazido pela pandemia da COVID-19 e guerra na Ucrânia, acarretaram crise na economia mundial. Diante dessa situação de inflação e alta do dólar, o acesso a itens básicos como água e gás de cozinha se tornou um empecilho para a população carente. Existem alternativas para contornar a escassez hídrica, e uma delas é a utilização de sistemas de aproveitamento de água com tecnologias de baixo custo, que facilitam a replicação em ambientes que não possuem rede de distribuição de água, permitindo à população economicamente desfavorecida o acesso à água. Este trabalho analisa a utilização de água de chuva na irrigação de jardim e lavagem de piso em prédio público. O estudo de caso, foi realizado no Juizado Cível e das relações de consumo de Camaragibe, PE. Foram analisados o índice pluviométrico e o histórico do consumo de água bem como a análise da água de chuva da região do estudo. Foram realizadas simulações do reservatório e análise econômica através do software NETUNO. A simulação econômica resultou no valor de R$3.000,00 (três mil reais), e tempo de retorno de investimento em 5 anos. Após análise das simulações e dos resultados das amostras de água de chuva bem como do cumprimento dos requisitos da norma ABNT 15527/2019, pode-se inferir que é viável a implantação da captação de água de chuva para uso não potável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Auricélia Galdino dos Santos, Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Atualmente é mestranda em Tecnologia Ambiental no Instituto de Tecnologia de PE -ITEP. Possui Curso de Bacharelado em Direito pela Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife-FICR(2021) Possui Bacharelado e Licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (1994). Atualmente é técnico judiciário - Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco. 

Danilo Emídio de Souza Cavalcanti, Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Engenheiro Químico graduado na Universidade Federal de Pernambuco (2010). Mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco(2013). Doutor em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco(2018) sendo bolsista do Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (PRH-28). Na Engenharia Química tem experiência nas áreas de Geoquímica, com ênfase no estudo da dinâmica do fósforo em reservatórios, Processos Oxidativos Avançados e em tecnologia de Minerais Industriais, com ênfase no desenvolvimento de estudos na calcinação de gipsita. Trabalhou na modelagem de Fornos de Indústrias Minerais utilizando Fluidodinâmica Computacional(CFD). Atualmente trabalha na modelagem de Processos de Reforma Seca e DesidroAromatização. Foi Professor Titular II no Centro Universitário Estácio do Recife. Foi Professor Substituto do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Pernambuco (DEMEC-UFPE). Foi coordenador dos cursos de Engenharia de Produção, Elétrica, Mecânica e Civil no Centro Universitário Joaquim Nabuco - Uninabuco Paulista. Atualmente têm vínculo como: Coordenador dos cursos de Engenharia de Produção, Elétrica, Mecânica e Civil no Centro Universitário Maurício de Nassau - Uninassau Paulista. Professor Auxiliar na UPE, nas unidades POLI(Escola Politécnica de Pernambuco) e FCAP(Faculdade de Ciências Administrativas de Pernambuco). Professor Permanente do Mestrado Profissional em Tecnologia Ambiental do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP-PE). Professor do Grupo SER EDUCACIONAL. Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Uninassau Paulista.

Iury Sousa e Silva, Centro Universitário Maurício de Nassau

Engenheiro Químico (2011), Engenheiro Mecânico (2021), Mestre em Engenharia Química (2014) e Doutor em Engenharia Química (2019) formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Bolsista de Iniciação Científica do Laboratório de Polímeros do Departamento de Química Fundamental e do Laboratório de Combustíveis do Departamento de Engenharia Química (2007-2010). Bolsista no programa de intercâmbio ISAC/Erasmus da Universidade Técnica de Luleå na Suécia (2009-2010). Estagiário de Engenharia Química e Engenheiro de Processos do Gruppo Mossi e Ghisolfi (MG Fibras Brasil) Unidade Cabo de Santo Agostinho (2010-2012). Coordenador de Qualidade da Frevo Brasil Industria de Bebidas (2013). Analista Ambiental - Engenharia Química da Secretaria de Meio Ambiente da cidade do Paulista (2017). Coordenador dos cursos de Engenharia - Ciclo Básico e de Engenharia Química da UNINASSAU Recife com experiência em regulação de cursos (2015-2017). Atualmente é docente dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção e Engenharia Civil do grupo Ser Educacional e avaliador ad hoc de cursos do INEP/MEC. 

Publicado

2023-01-08

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >>