Resíduos recicláveis: proposição de modelo de gerenciamento: estudo de caso no Fórum Manoel Francisco de Souza Filho em Petrolina (PE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2023.001.0003

Palavras-chave:

Gerenciamento de recicláveis, Gravimetria, Coleta seletiva, Compostagem, Cultura de descartes

Resumo

No Brasil a política nacional de resíduos sólidos estimula o desenvolvimento de modelos de gerenciamento de resíduos sólidos aplicáveis a cada núcleo social. A presente investigação tem como objetivo principal responder qual é o modelo de gerenciamento de resíduos recicláveis adequado ao Fórum Manoel Francisco de Souza Filho em Petrolina/PE. Essa pesquisa é exploratória com abordagem mista. Foram aplicadas técnicas de gravimetria, entrevistas em profundidade e questionários. Nesse estudo, evidenciou-se que um modelo de gerenciamento de recicláveis deve envolver diversos atores de forma integrada. Assim, elementos como o descarte, a segregação, o tratamento e a destinação final, são imprescindíveis para a estruturação de um modelo de gerenciamento dos resíduos recicláveis aplicável ao plano de sustentabilidade da instituição TJPE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Antonio Maia Lins, Instituto Federal de Pernambuco

O pesquisador possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco (2000). Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade de Pernambuco (2012), tendo obtido os títulos de Mestre (2003) e Doutor (2011) nos anos anteriores pela Universidade Federal de Pernambuco onde se especializou em Geotecnia Ambiental. Concluiu o curso superior em Gestão Ambiental pelo SENAC/SP, além de tornar-se especialista em Segurança do Trabalho pela Estácio de Sá (RJ), ambos em 2022. Atuou como consultor do Ministério das Cidades em 2006 para estudos de biogás e obtenção de crédito de carbono. Atualmente é Professor do Instituto Federal de Pernambuco (Campus Recife), onde coordena o Grupo de Poluição e Contaminação Ambiental do IFPE. Também leciona na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) no departamento de Engenharia Ambiental, Química, Ciências Biológicas e Civil, onde também é coordenador do Curso de Especialização "Gestão e Controle de Áreas Contaminadas por Resíduos Sólidos". Professor permanente do Mestrado do Instituto Tecnológico de Pernambuco (ITEP) na área de gestão de resíduos sólidos e contaminação ambiental, tendo concluído curso "Municipal Solid Waste Management in Developing Countries" pela École Polytechnique Fédérale de Lausanne da França. Perito Ambiental na área de Contaminação e Remediação de áreas contaminadas por resíduos sólidos. 

Francisco Kleber Lima da Silva, Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Possui Mestrado Profissional em Tecnologia Ambiental pelo Instituto Tecnólogico de Pernambuco - ITEP, além de pós-graduação com a Especialização em Gestão Pública num total de 510h, promovida pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Pernambuco (2000). Atualmente é técnico judiciário, exercendo a função de Chefe de Secretaria da 1 Vara de Família e Registro Civil da Comarca de Petrolina - Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco. Tem experiência na área educacional, tendo atuado como professor no ensino fundamental e médio, além de ter experiência de gestão de pessoas com ênfase em Administração Pública, atuando principalmente na temática de competência individual do servidor do judiciário; motivação e profissionalização. Em 2023 concluiu o Mestrado profissional no ITEP-PE, submetendo o artigo: RESÍDUOS RECICLÁVEIS: PROPOSIÇÃO DE MODELO DE GERENCIAMENTO - ESTUDO DE CASO NO FÓRUM MANOEL FRANCISCO DE SOUZA FILHO EM PETROLINA/PE, na revista RICA, tendo tido o aceite dos editores da revista e aguarda publicação. 

Wanderson dos Santos Sousa, Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2006) , mestrado em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2008) e doutor em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2019). Coordenador técnico do Laboratório de Meteorologia no Núcleo de Gestão Territorial Sustentável do Instituto de Tecnologia de Pernambuco. Professor e Pesquisador no Mestrado Profissional em Tecnologia Ambiental do Instituto de Tecnologia de Pernambuco. Tem experiência na análise de dados nas áreas de meteorologia, hidrologia e recursos naturais, com ênfase em modelagem hidrometeorológica. Atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, geoinformação, estatística, mudanças climáticas, qualidade do ar e tecnologias ambientais.

Daniele de Castro Pessoa de Melo, Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Possui Pós-doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2014); Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2012); Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2008) e Graduação em Engenharia Química pela Universidade Católica de Pernambuco (2005). Diretora administrativa-financeira da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade. Conselheira Titular do Instituto Federal de Pernambuco. Pesquisadora Institucional da Escola Superior de Marketing. Vice-presidente - Arranjo Produtivo Local Metalmecânica. Coordenadora e Pesquisadora do Mestrado em Tecnologia Ambiental do Instituto de Tecnologia de Pernambuco- ITEP e Professora das disciplinas de seminários I e II do ITEP. Professora do programa de pós-graduação da Universidade Católica de Pernambuco. Participou de mais de 30 visitas de Autorização, Reconhecimento, Renovação de Reconhecimento de Curso e Recredenciamento de Instituição de Ensino Superior. Tem experiência na área de Engenharia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade, meio ambiente e melhorias de gestão.

Danilo Emídio de Souza Cavalcanti, Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Engenheiro Químico graduado na Universidade Federal de Pernambuco (2010). Mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco(2013). Doutor em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco(2018) sendo bolsista do Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (PRH-28). Na Engenharia Química tem experiência nas áreas de Geoquímica, com ênfase no estudo da dinâmica do fósforo em reservatórios, Processos Oxidativos Avançados e em tecnologia de Minerais Industriais, com ênfase no desenvolvimento de estudos na calcinação de gipsita. Trabalhou na modelagem de Fornos de Indústrias Minerais utilizando Fluidodinâmica Computacional(CFD). Atualmente trabalha na modelagem de Processos de Reforma Seca e DesidroAromatização. Foi Professor Titular II no Centro Universitário Estácio do Recife. Foi Professor Substituto do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Pernambuco (DEMEC-UFPE). Foi Professor Auxiliar na UPE, nas unidades POLI(Escola Politécnica de Pernambuco) e FCAP(Faculdade de Ciências Administrativas de Pernambuco).Foi coordenador dos cursos de Engenharia de Produção, Elétrica, Mecânica e Civil no Centro Universitário Joaquim Nabuco - Uninabuco Paulista.Atualmente têm vínculo como:Coordenador dos cursos de Engenharia de Produção, Elétrica, Mecânica e Civil no Centro Universitário Maurício de Nassau - Uninassau Paulista.Professor Permanente do Mestrado Profissional em Tecnologia Ambiental do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP-PE).Professor do Grupo SER EDUCACIONAL. Professor da UNINORTE. Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Uninassau. 

Downloads

Publicado

2023-06-19

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>