Resíduos recicláveis: proposição de modelo de gerenciamento: estudo de caso no Fórum Manoel Francisco de Souza Filho em Petrolina (PE)
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2023.001.0003Palavras-chave:
Gerenciamento de recicláveis, Gravimetria, Coleta seletiva, Compostagem, Cultura de descartesResumo
No Brasil a política nacional de resíduos sólidos estimula o desenvolvimento de modelos de gerenciamento de resíduos sólidos aplicáveis a cada núcleo social. A presente investigação tem como objetivo principal responder qual é o modelo de gerenciamento de resíduos recicláveis adequado ao Fórum Manoel Francisco de Souza Filho em Petrolina/PE. Essa pesquisa é exploratória com abordagem mista. Foram aplicadas técnicas de gravimetria, entrevistas em profundidade e questionários. Nesse estudo, evidenciou-se que um modelo de gerenciamento de recicláveis deve envolver diversos atores de forma integrada. Assim, elementos como o descarte, a segregação, o tratamento e a destinação final, são imprescindíveis para a estruturação de um modelo de gerenciamento dos resíduos recicláveis aplicável ao plano de sustentabilidade da instituição TJPE.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.