Premissas básicas para um plano de uso e descarte sustentável de materiais plásticos: estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2023.002.0004

Palavras-chave:

Rotas Tecnológicas, Resíduos Plásticos, Economia Circular, Responsabilidade Socioambiental, Gravimetria

Resumo

Um dos grandes desafios para a sociedade é a capacidade de gerir os seus resíduos sólidos em função da quantidade produzida e dos impactos ambientais negativos. O objetivo da pesquisa cuida de estabelecer premissas básicas para o manejo, descarte e redução do uso de materiais plásticos utilizados no prédio do fórum da comarca de Petrolina.  Tem-se por escopo a sustentabilidade na gestão dos resíduos sólidos plásticos, avaliando os aspectos técnico-econômicos e socioambientais das rotas tecnológicas existentes para produtos originados de polímeros e suas classificações, com o mapeamento dessas rotas desde a aquisição dos produtos até destinação final dos resíduos, analisando pelo viés da sustentabilidade e em consonância com conceitos da economia circular. A metodologia consiste de abordagem quali-quantitativa, de natureza aplicada por meio da classificação in loco dos dados da pesquisa, com utilização de técnicas de gravimetria e entrevistas com agentes que lidam com a temática da reciclagem. A rota tecnológica mais acessada no manejo do resíduo plástico é o aterro sanitário gerenciado pelo Centro de Tratamento de Resíduos de Petrolina (CTR), o qual recebe dois terços de todo o plástico gerado no prédio, material que poderia gerar recursos financeiros às famílias participantes da cooperativa de reciclagem. Necessidade de ampliação do apoio logístico e organizacional, objetivando a coleta seletiva, além de campanha de educação ambiental entre os colaboradores. Plano de ação para implementação das ações-chave com utilização da ferramenta de gestão 5W2H.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Antonio Maia Lins, Instituto Federal de Pernambuco

O pesquisador possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco (2000). Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade de Pernambuco (2012), tendo obtido os títulos de Mestre (2003) e Doutor (2011) nos anos anteriores pela Universidade Federal de Pernambuco onde se especializou em Geotecnia Ambiental. Concluiu o curso superior em Gestão Ambiental pelo SENAC/SP, além de tornar-se especialista em Segurança do Trabalho pela Estácio de Sá (RJ), ambos em 2022. Atuou como consultor do Ministério das Cidades em 2006 para estudos de biogás e obtenção de crédito de carbono. Atualmente é Professor do Instituto Federal de Pernambuco (Campus Recife), onde coordena o Grupo de Poluição e Contaminação Ambiental do IFPE. Também leciona na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) no departamento de Engenharia Ambiental, Química, Ciências Biológicas e Civil, onde também é coordenador do Curso de Especialização "Gestão e Controle de Áreas Contaminadas por Resíduos Sólidos". Professor permanente do Mestrado do Instituto Tecnológico de Pernambuco (ITEP) na área de gestão de resíduos sólidos e contaminação ambiental, tendo concluído curso "Municipal Solid Waste Management in Developing Countries" pela École Polytechnique Fédérale de Lausanne da França. Perito Ambiental na área de Contaminação e Remediação de áreas contaminadas por resíduos sólidos. 

Francisco Georgi de Souza, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Possui Especialização Lato Sensu em Gestão Pública (2016) pela Universidade do Vale do São Francisco - UNIVASF. Graduação em Direito pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (2020). graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA pela FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PETROLINA (2008). Serventuário da Justiça no Tribunal de Justiça de Pernambuco, com cargo efetivo de Técnico Judiciário e com cargo em nomeação de Administrador de Prédio. Atualmente tem interesse em agregar os conhecimentos adquiridos ao tema da sustentabilidade e meio ambiente.

Daniele de Castro Pessoa de Melo, Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Possui Pós-doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2014); Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2012); Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2008) e Graduação em Engenharia Química pela Universidade Católica de Pernambuco (2005). Diretora administrativa-financeira da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade. Conselheira Titular do Instituto Federal de Pernambuco. Pesquisadora Institucional da Escola Superior de Marketing. Vice-presidente - Arranjo Produtivo Local Metalmecânica. Coordenadora e Pesquisadora do Mestrado em Tecnologia Ambiental do Instituto de Tecnologia de Pernambuco- ITEP e Professora das disciplinas de seminários I e II do ITEP. Professora do programa de pós-graduação da Universidade Católica de Pernambuco. Participou de mais de 30 visitas de Autorização, Reconhecimento, Renovação de Reconhecimento de Curso e Recredenciamento de Instituição de Ensino Superior. Tem experiência na área de Engenharia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade, meio ambiente e melhorias de gestão.

Wanderson dos Santos Sousa, Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2006) , mestrado em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2008) e doutor em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2019). Coordenador técnico do Laboratório de Meteorologia no Núcleo de Gestão Territorial Sustentável do Instituto de Tecnologia de Pernambuco. Professor e Pesquisador no Mestrado Profissional em Tecnologia Ambiental do Instituto de Tecnologia de Pernambuco. Tem experiência na análise de dados nas áreas de meteorologia, hidrologia e recursos naturais, com ênfase em modelagem hidrometeorológica. Atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, geoinformação, estatística, mudanças climáticas, qualidade do ar e tecnologias ambientais.

Danilo Emídio de Souza Cavalcanti, Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Engenheiro Químico graduado na Universidade Federal de Pernambuco (2010). Mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco(2013). Doutor em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco(2018) sendo bolsista do Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (PRH-28). Na Engenharia Química tem experiência nas áreas de Geoquímica, com ênfase no estudo da dinâmica do fósforo em reservatórios, Processos Oxidativos Avançados e em tecnologia de Minerais Industriais, com ênfase no desenvolvimento de estudos na calcinação de gipsita. Trabalhou na modelagem de Fornos de Indústrias Minerais utilizando Fluidodinâmica Computacional(CFD). Atualmente trabalha na modelagem de Processos de Reforma Seca e DesidroAromatização. Foi Professor Titular II no Centro Universitário Estácio do Recife. Foi Professor Substituto do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Pernambuco (DEMEC-UFPE). Foi Professor Auxiliar na UPE, nas unidades POLI(Escola Politécnica de Pernambuco) e FCAP(Faculdade de Ciências Administrativas de Pernambuco).Foi coordenador dos cursos de Engenharia de Produção, Elétrica, Mecânica e Civil no Centro Universitário Joaquim Nabuco - Uninabuco Paulista.Atualmente têm vínculo como:Coordenador dos cursos de Engenharia de Produção, Elétrica, Mecânica e Civil no Centro Universitário Maurício de Nassau - Uninassau Paulista.Professor Permanente do Mestrado Profissional em Tecnologia Ambiental do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP-PE).Professor do Grupo SER EDUCACIONAL. Professor da UNINORTE. Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Uninassau.

Downloads

Publicado

2023-06-19

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>