Virtualização de processos judiciais: uma análise bibliométrica
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.005.0017Palavras-chave:
Justiça Eletrônica, Processamento eletrônico, TeletrabalhoResumo
O presente trabalho traz um estudo de análise bibliométrica e a percepção dos servidores em relação ao teletrabalho, abordado no tema, visando inserir a importância de políticas públicas sustentáveis para a sociedade, sendo fundamental investir em práticas, que viabilizem maior suporte às demandas sociais , sem, no entanto, comprometer os recursos ambientais. Seguindo essa linha de raciocínio, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), órgão público que recebe e emite as mais diversas peças judiciais do estado, iniciou o processo de migração dos processos físicos para os digitais, a fim de se adequar a processos mais práticas de manejo sustentável. É por esse viés que a pesquisa visa elucidar a importância da virtualização de processos, como alternativa sustentável aos meios físicos, que já vem sendo implementada no TJPE, buscando quantificar, em termos de economia material, as reais vantagens trazidas pela informatização , no âmbito de órgão público de Justiça a fim de solucionar o problema da intempestividade da tutela jurisdicional, pois a extinção do ofício é um avanço significativo para o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, visando verificar se as recentes alterações na os processos que representam o início de uma mudança cultural que sustente uma maior qualidade da prestação jurisdicional ou se apenas representam uma melhoria na celeridade do processo. O presente realiza uma revisão na literatura de abordagem focal, com leitura de material publicado, livros, artigos e outros, neste sentido, com base no levantamento e análise de artigos científicos, os resultados mostraram uma tendência de crescimento nos números de artigos publicados, o que revela uma preocupação em aprofundar a reflexão sobre esta temática. Na análise textual das publicações consultadas, destacou o uso de palavras; Justiça Eletrônica; Processo eletrônico, teletrabalho, segundo os estudos analisados. Tendo em vista os resultados, os estudos sobre o tema são uma área que deve ser analisada e estudada para melhor compreensão dos processos judiciais. Seguiu-se a coleta de dados englobando a coleta de dados dos servidores do TJPE com aplicação de pesquisa que se baseia na coleta de dados por meio de questionário, buscando identificar qualquer transformação na cultura jurídica impactada pelo uso de novas tecnologias.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.