Potenciais ganhos da implementação de jardins filtrantes para o reuso de águas cinzas em prédios públicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.004.0060

Palavras-chave:

Água, Jardins filtrantes, Edifício público

Resumo

A água é um recurso indispensável para a sobrevivência de todo ser vivo, por muitos anos tratada como fonte inesgotável. No entanto, o crescimento da população mundial, e o consumo descontrolado de recursos naturais, trouxeram diversos problemas ambientais, em especial a escassez de água potável para uma parcela considerável da população. O reúso de águas servidas ganha cada vez mais importância, tendo em vista um ciclo mais sustentável da água no meio urbano. No Brasil a maior parte das (ETE) tem limitação quanto à remoção de poluentes. O objetivo deste estudo foi apresentar medidas para mitigar os danos ao meio ambiente e conservação dos recursos naturais, com o reaproveitamento da água através da implantação de um Jardim Filtrante no edifício público o Fórum Desembargador Henrique Capitolino em Jaboatão dos Guararapes –PE. Este trabalho configura-se em uma pesquisa de método misto - procedimento de coleta, análise e combinação de técnicas quantitativas e qualitativas e por meio a revisão bibliográfica e científica. Os resultados da pesquisa estão alinhados à contribuição direta com as metas do PLS estabelecidas pelo CNJ contribuindo com os objetivos de desenvolvimento sustentável. Através da reutilização de águas cinzas no prédio com plantas, denominadas de macrófitas, através de novas tecnologias em jardins filtrantes, demonstrou um payback de menos de um ano e com a implantação trazendo vários benefícios ambientais, sociais e econômicos. O perfil socioeconômico ou nível de instrução não mostrou correlação com a preocupação ambiental, sendo assim é importante fazer considerações a necessidade de um investimento em comunicação contínua e mais efetiva referente a questões ambientais com os que fazem parte do Judiciário em Pernambucano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maísa Maria Oliveira Cavalcanti de Melo, Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Possui graduação em Administração pela Faculdade de Olinda (1997) e MBA em Gestão do Desenvolvimento Humano e Organizacional pela Faculdade Marista (2012) com o trabalho intitulado "Motivação no Poder Judiciário Pernambucano". Servidora pública do Tribunal de Justiça de Pernambuco há mais de 25 anos, onde ocupa o cargo de Diretora Adjunta de Desenvolvimento Humano desde 2014. Tem experiência na área de Administração como membro da Comissão Especial de Licitações (CPL) do TJPE e atualmente possui interesse na área de gestão de qualidade de vida com ênfase em Sustentabilidade. 

Luiz Filipe Alves Cordeiro, Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Doutorado na área de Processamento de Energia do Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Pernambuco(2015), em que parte da tese foi eleita entre as 5 melhores no concurso latino americano de monografias em eficiência energética. Possui Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (2008) "Eficiência Energética no controle inteligente de sistemas de bombeamento". Suas áreas de interesse são eficiência energética, conservação de energia, sistemas motrizes industriais, máquinas elétricas, controle de processos industriais, inteligência artificial, redes neurais, automação industrial e Sustentabilidade.

Aldo Torres Sales, Universidade Federal de Pernambuco

Técnico Agrícola pelo Colégio agrícola Vidal de Negreiros/UFPB (2003), graduação em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (2007), Maestría en ciencia en Innovación Ganadera - Universidad Autonoma Chapingo no México (2010) e PhD in Range Science - Texas Tech University (2017) nos Estados Unidos. Atualmente é professor do programa de pós graduação em tecnologias ambientais do Instituto de Tecnologia de Pernambuco e pesquisador do Observatório Nacional da Dinâmica da Água e de Carbono no Bioma Caatinga - UFPE na área de ciclagem biogeoquímica. Também é membro do comitê internacional de avaliação do Desempenho Ambiental da Pecuária - LEAP/FAO/IPCC. Na pesquisa, tenho como interesse estudar sistemas de produção agrícolas e pecuários em zonas áridas e semiáridas, com ênfase no uso sustentável dos ecossistemas, e utilização de sensores remotos na avaliação de áreas forrageiras e ciclagem biogeoquímica de ecossistemas de pastagens. 

Downloads

Publicado

2021-02-08

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>