Análise do impacto da tecnologia no reúso de efluentes no fórum Des. Rodolfo Aureliano
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.005.0023Palavras-chave:
Efluente, Escassez, Esgoto Sanitário, SaneamentoResumo
A água é um recurso finito e sua escassez tem se agravado devido ao crescimento populacional, falta de gestão e uso sustentável dos recursos naturais. A Organização das Nações Unidas reconhece que o reúso de água é uma solução segura para atender às necessidades hídricas do mundo, estabelecendo essa prática por meio da Agenda 2030 como ferramenta fundamental para o alcance de um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A tecnologia de reúso de efluentes, por meio de estações de tratamento de esgoto (ETE), é uma solução sustentável para ajudar a racionalizar o uso da água e reduzir a demanda por mananciais. Esta pesquisa tem como base uma das tecnologias de reaproveitamento de efluentes e teve como objetivo analisar o impacto da implantação da tecnologia no reaproveitamento de efluentes da estação de tratamento de esgoto do Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, localizado no bairro Joana Bezerra, cidade do Recife PE. Os resultados obtidos comprovaram a relevância do impacto estudado atribuído à ETE, demonstrando a promoção de relevantes benefícios ambientais e econômicos. Mostra, como resultado, que o sistema de reaproveitamento é eficaz para viabilização, considerando o volume de 280,00 m³/dia de esgoto tratado, para uso na irrigação das áreas verdes prediais, em uma extensão de 9.261 m², representando uma economia mensal de 370.440 litros de água potável. Destaca-se, assim, a importância da implementação de políticas públicas que promovam ações efetivas sobre práticas sustentáveis de gestão da água, principalmente em prédios públicos, sendo este um importante caminho para a gestão ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.