A importância da energia solar para o meio ambiente: uma análise bibliométrica
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.009.0009Palavras-chave:
Bibliometria, Energia Solar, Mitigação de danos AmbientaisResumo
Da Revolução Industrial até os dias atuais, o consumo de energia vem aumentando linearmente isso tem provocado a nível mundial, uma maior preocupação com o meio ambiente, visto que grande parte da geração vem de fontes térmicas como carvão, óleo e gás que são grandes emissoras de gases de efeito de estudo. Desta forma, promove-se estudos baseados em novas formas de energia, surgindo assim, as energias renováveis, dentre elas a energia fotovoltaica, que apresenta como vantagem tratar-se de uma fonte inesgotável, não poluente e gratuita, pois advém da energia solar, podendo contribuir de forma intensa e eficaz na diversificação da matriz energética mundial. Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo de análise bibliométrica e a percepção da população em relação ao uso dessa fonte para a sociedade. Para isso, o presente trabalho realiza uma revisão na literatura, com leitura de material publicado, livros artigos e outros, neste sentido, com base no levantamento e análise de artigos científicos, os resultados evidenciaram uma tendência de crescimento nos números de artigos publicados, o que revela uma preocupação em aprofundar a reflexão desta temática. Na análise textual das publicações consultadas ressaltou o emprego das palavras; energia, solar; mitigação de dióxido de carbono, conforme os estudos analisados. Com vistas aos resultados, os estudos sobre o tema é uma área que deve ser analisada e estudada para melhor compreender a energia solar, principalmente nos últimos anos. seguido por levantamento de dados englobando coleta de dados junto a população com aplicação de pesquisa que se baseia em coletas de dados através de questionário, buscando identificar alguma transformação no uso dessa tecnologia que vem se destacando e ampliando o seu uso na matriz elétrica brasileira.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.