Impactos do uso de agrotóxicos sob as condições socioambientais em pequenas propriedades rurais: estudo de caso em Petrolina, Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2023.001.0002Palavras-chave:
Toxicidade, Agroquímicos, Saúde, Meio AmbienteResumo
O Vale do São Francisco tem se destacado como um forte polo responsável pela produção de frutas no Brasil. A implantação de perímetros irrigados, associados a adoção do manejo em campo tem sido um importante fator para o desempenho positivo da fruticultura. Nesses casos, a utilização de agrotóxicos, é um fator fundamental para manter a sanidade e a produção das plantas. Nesse sentido, o presente trabalho teve por objetivo realizar um levantamento, sobre os impactos do uso de agrotóxicos sob as condições socioambientais no Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, núcleo 11, em Petrolina, Pernambuco. Para a obtenção dos dados, foi elaborado um questionário contendo 15 perguntas, subdivididas em 4 tópicos, sendo estes: 1) Caracterização das propriedades, 2) Caracterização dos principais agrotóxicos utilizados, 3) Frequência de aplicação dos agrotóxicos, 4) Aplicação e proteção. A aplicação dos questionários se deu a partir de visitas às propriedades, realizando as entrevistas com os fruticultores. Após a obtenção dos dados, foi realizada a organização e tabulação de planilha no programa Microsoft Excel 2021 e feita a análise dos dados, constando-se que as áreas cultivadas estão concentradas na faixa de 5 a 10 ha, com pomares com idade de 5,1 a 10 anos. O inseticida, fungicida, herbicida e acaricidas são os mais empregados, em geral pouco tóxicos e improváveis de causar danos, mas em contrapartida com classes ambientais com risco ao meio ambiente. Os produtores apresentaram uma boa percepção sobre os riscos que estes produtos oferecem, evidenciados pelo uso de assistência técnica particular, reduzindo a prática do uso inadequado, sendo o produto utilizado na medida correta, sem riscos à saúde do consumidor e ao meio ambiente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.