Análise do perfil de degustação de doces de abóbora saborizados com cravo-da-índia e canela
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2021.003.0001Palavras-chave:
Aceitabilidade, Tratamentos, PreferênciaResumo
O objetivo deste estudo consiste em avaliar a aceitabilidade sensorial de doces de abóbora, submetidas aos diferentes tratamentos acrescidos de especiarias. Para obtenção dos doces foram realizados os seguintes tratamentos: T1: sem adições; T2: com adição de cravo; T3: com adição de canela e T4: com adição de cravo e canela. As análises microbiológicas realizadas nos produtos elaborados foram fungos filamentosos e leveduras, Salmonella spp., coliformes a 35 e a 45°C e Staphylococcus coagulase positiva. Para a avaliação sensorial foram avaliados os seguintes atributos: aparência, aroma, textura, sabor e impressão global; assim como o índice de aceitação e intenção de compra dos produtos. Os resultados das composições e análises sensoriais foram submetidos à análise de variância e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Na análise sensorial todos os atributos avaliados (aparência, aroma, textura, sabor e impressão global) dos doces de abóbora saborizados com canela e cravo-da-índia, obtiveram notas médias entre 6 (gostei ligeiramente) e 8 (gostei muito), indicando boa aceitação dos produtos por parte dos provadores. Em relação à análise das médias de aceitação, todos os tratamentos obtiveram nota que indicam aprovação do mercado, com notas superiores para os tratamentos com adição de especiarias, demonstrando a preferência dos provadores pelo doce de abóbora com adição de cravo-da-índia e canela.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Natural Resources
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.