Parâmetros sensoriais de formulações de geleias mistas sabor umbu e mandacaru
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2021.003.0002Palavras-chave:
Caatinga, Degustações, ParâmetrosResumo
Espécies como o umbu e mandacaru tão presentes e significativas na caatinga, representam uma crescente alternativa para consumo a partir da sua riqueza nutricional e grande presença nesse bioma brasileiro. O objetivo deste estudo consiste em formular e determinar as características sensoriais de geleias de umbu e mandacaru assim como a sua aceitabilidade a partir de degustações pelos provadores. As geleias foram avaliadas sensorialmente quanto aos atributos aparência, cor, aroma, sabor e textura, utilizando-se a escala hedônica estruturada de nove pontos e para a intenção de compra, utilizou-se a escala estruturada de cinco pontos. A partir destes resultados, observou-se que a diferença na aceitabilidade da geleia convencional em comparação a dietética foi considerável em relação a todos os parâmetros.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Natural Resources
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.