Características agro econômicas do milho: uma revisão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2237-9290.2021.002.0003

Palavras-chave:

Cereais, Alimentação, Produção, Cultivares, Economia

Resumo

O milho encontra-se entre os principais cereais cultivados em todo o mundo, presente na alimentação humana, animal e na indústria. A cadeia é muito produtiva e apresenta diversas vantagens, para o produtor rural, empreendedores, agroindústria e uma grande capacidade de produção. Em decorrência da grande influência do milho na economia, o investimento em novas tecnologias é constante na busca de melhorar o desempenho dessa cultura, tanto para aumentar sua resistência a diversos tipos de pragas e insetos, quanto para o aumento da produção. As diferentes cultivares do milho, são responsáveis por 50% da produtividade e a escolha da cultivar correta é crucial para o melhor desempenho possível da cultura. Os híbridos são divididos em simples, duplo e triplo e são recomendados para diferentes sistemas de produção e desempenham grande impacto na produtividade, uniformidade dos grãos, resistência a pragas e doenças e na adaptação. O milho apresenta um impacto diferente no que diz respeito a produção mundial, nacional e regional, mas sua importância econômica é consistente. O presente estudo objetivou revisar as principais características, a produção, espécies e cultivares da cultura do milho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana da Silva Pinheiro, Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduada em Agronomia pela Universidade Federal Rural Da Amazônia- UFRA. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) de 2018 a 2019.

Victória Carolline do Moraes Gatti, Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduanda em engenharia agronômica - Universidade Federal rural da Amazônia (2018)

Job Teixeira de Oliveira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2002) e mestrado em Produção Vegetal pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2017). Doutorado em Recursos Hídricos no Departamento de Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2019). Tem experiência nas áreas de irrigação, agricultura de precisão, estatística multivariada e geoestatística. Ministra aulas na Pós-graduação e graduação para os cursos de Agronomia e Engenharia Florestal na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Jose Nilton da Silva, Universidade Federal Rural da Amazônia

Engenheiro Agrônomo graduado pela Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA (2002), com mestrado em Agronomia na área de concentração em solos e nutrição mineral de plantas (2005) e Doutorado em Agronomia na Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA (2015). Professor Adjunto II da Universidade Federal Rural da Amazônia (Campus de Parauapebas). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Cadastro Multifinalitário, Projetos Agropecuários, atuando principalmente nos seguintes temas: Geotecnologia, Levantamento cadastral de imóveis rurais, agricultura de precisão, variabilidade espacial e zona de manejo

Vicente Filho Alves Silva, Universidade Federal Rural da Amazônia

Professor Adjunto III da Universidade Federal Rural da Amazônia. Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA - 2011), sendo bolsista do PET- Agronomia/UFRA/SESu/MEC, e trabalhando na área de Manejo e Conservação do Solo e Fertilidade do Solo. Mestre em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP Jaboticabal - 2013), sendo bolsista CNPq e trabalhando com mecanização agrícola. Doutor em Agronomia (Produção Vegetal) pela UNESP, sendo bolsista CAPES) e trabalhando com controle de qualidade em semeadora-adubadora. Tem experiência na área de Agronomia e Engenharia Agrícola, com ênfase em Máquinas e Mecanização Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: semeadora, plantio direto, preparo, colheita, máquinas, desempenho, controle de qualidade de processo, produção vegetal e agricultura de precisão

Priscilla Andrade Silva, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui Graduação em Tecnologia de Alimentos pela Universidade do Estado do Pará (2009) e Graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2019). Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Pará (2011). Doutorado em Agronomia (Fisiologia e Bioquímica) pela Universidade Federal Rural da Amazônia e sanduíche pela Universidade Federal de Viçosa (2016). Atualmente Professora Adjunta da UFRA. Linhas de Pesquisa: Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal e Vegetal, Bioquímica e Fisiologia da Produção Vegetal. Coordena o Projeto de Pesquisa intitulado "Qualidade de Sistemas de Plantios das Culturas de Açaí e Mandioca no Sudeste do Pará". O Projeto de Extensão intitulado "Transferência de tecnologia aplicada aos produtores assistidos pelo CETAF-Parauapebas". E o Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico "Alimentos Artesanais Padronizados: uma alternativa tecnológica para a agricultura familiar do Estado do Pará". O Projeto de Pesquisa "Desenvolvimento tecnológico de novos produtos aplicados a pecuária do Sudeste do Pará". Docente do Programa de Pós-Graduação em Produção Animal na Amazônia da UFRA-Parauapebas.

Downloads

Publicado

2021-04-12

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)