Technological tools in teaching-learning methods: a literature review

Authors

  • Eduardo Victo Lima Aureliano Centro Universitário Vale do Salgado
  • Antoniel dos Santos Gomes Filho Centro Universitário Vale do Salgado http://orcid.org/0000-0003-2230-4315
  • Maria Erilucia Cruz Macêdo Centro Universitário Vale do Salgado
  • Otácio Pereira Gomes Centro Universitário Vale do Salgado

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2020.002.0002

Keywords:

Education, Technology, Teaching-Learning

Abstract

The teaching-learning process has been changing and modernizing more and more nowadays, the use of new technological tools provides new approaches for contemporary education, so this study aims to address the positive impacts that technology has on development of teaching-learning methods based on a literature review. Published studies show that through the use of technology, greater interest can be aroused by parts of students to learn new content. These tools must be planned pedagogically and economically so that the results can be positive in the teaching-learning processes.

Downloads

Author Biographies

Eduardo Victo Lima Aureliano, Centro Universitário Vale do Salgado

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (2016), onde fui aluno laureado; Especialista em Engenharia de Software (2017) pela Faculdade Vale do Salgado; Pós-Graduando em Ciências da Educação e Docência do Ensino Superior; Tenho conhecimentos em Java, HTML, CSS, SQL e em documentação de projetos incluindo diagramação em UML.

Antoniel dos Santos Gomes Filho, Centro Universitário Vale do Salgado

Doutorando em Ciências da Educação pela Universidade San Carlos (USC-PY). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC) na Linha de História e Educação Comparada (LHEC). Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN). Tecnólogo em Gestão Comercial formado no Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Kurios (FAK). Discente do Curso de Especialização em Arqueologia Social Inclusiva na Universidade Regional do Cariri (URCA) e em Licenciatura em Sociologia (Formação pedagógica) no Centro Universitário FAVENI. Professor do Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS). Professor da Faculdade de Ciências Humanas de Sertão Central (FACHUSC). Editor-chefe da Revista Interdisciplinar Encontro das Ciências-RIEC e Revista Encontros Científicos FVS. Autor do livro: Escritos de Gênero e Sexualidade: itinerários de pesquisa, publicado pela Editora Alexa Cultural (2019). Coordenador da Coleção: Teoria e Prática em Administração e Ciências Contábeis, junto a Editora Alexa Cultural. Participou como membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO) (2018-2020). Coordenador do Laboratório Interdisciplinar em Estudos Organizacionais e do Trabalho (LIEOT - UniVS). Atualmente desenvolve o seguinte Projeto Interinstitucional de Pesquisa (2018-2020): As representações das práticas sexuais na história antiga do Brasil e suas influências na educação: um estudo a partir dos registros rupestres do Parque Nacional Serra da Capivara-Piauí. Áreas de investigação: Sociologia (Interações Sociais a partir do quadro teórico de Erving Goffman). Antropologia e Arqueologia. Educação e Sexualidade. Processos Migratórios. Relações étnico-raciais e diversidade. Políticas Públicas em Educação na América Latina. E-mail: antoniel.historiacomparada@gmail.com

Maria Erilucia Cruz Macêdo, Centro Universitário Vale do Salgado

Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Paraíso do Ceará (2009) Especialização em Docência do Ensino Superior (2011) Mestranda em Gestão de Negócios Turísticos (UECE - 2018) . Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, marketing pessoal. organização, tendência mundial, responsabilidade social, gestão estratégica, planejamento, micro empresa, contabilidade, tecnologia, informação e liderança. Consultora Autônoma de Empresas, com ênfase em Custos, Estratégia e Planejamento. Atua como Gestora de Projetos da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação da Cidade de Juazeiro do Norte-Ce.

Otácio Pereira Gomes, Centro Universitário Vale do Salgado

Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Economia Rural-PPGER da Universidade Federal do Ceará (UFC); Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA), tem experiência na área de economia, com ênfase em Economia Rural e Economia Regional e Urbana.

Published

2020-04-20

Issue

Section

Tecnologia, Educomunicação e Cibercultura

Most read articles by the same author(s)