Composição gravimétrica dos resíduos sólidos destinados para uma central de triagem, compostagem e disposição final
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2014.001.0020Palavras-chave:
Resíduos Sólidos Domésticos, Caracterização Gravimétrica, Triagem, Compostagem, Destinação FinalResumo
A geração de resíduos sólidos domésticos tem intensificado devido aos novos hábitos de consumo e ao aumento populacional, dessa forma a preocupação com o gerenciamento dos mesmos tem crescido. Nesse sentido, a caracterização gravimétrica, surge como uma importante ferramenta, pois, demostra os tipos e quantidades de resíduos coletados, valorando-os em porcentagem com relação a sua massa. O estudo caracterizou os resíduos de um grupo de 30 municípios, abrangendo cerca de 95.000 habitantes. Constatou-se que a matéria orgânica correspondia a 60,3% em peso do total de resíduos destinados a central de triagem, compostagem e disposição final, 18,2% destes resíduos eram materiais recicláveis e 21,5% rejeitos. Através do estudo, verificou-se que do total de resíduos sólidos domésticos coletados, aproximadamente 80% em peso eram passíveis de reaproveitamento.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.