Análise da sinergia de resíduos agroindustriais submetidos a biodigestão anaeróbia visando biogás para aproveitamento energético

Autores

  • Camila Hasan Universidade do Vale do Taquari
  • Munique Marder Universidade do Vale do Taquari
  • Anny Kariny Feitosa Universidade do Vale do Taquari
  • Cezar Augusto Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Tamara Engelmann Gonçalves Universidade do Vale do Taquari
  • Tiago Feldkircher Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Odorico Konrad Montanuniversität Leoben

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2017.003.0018

Palavras-chave:

Biomassa, Energia Renovável, Tratamento Anaeróbio, Dejeto suíno.

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar o desempenho de resíduos agroindustriais, oriundos de uma Cooperativa de alimentos do Vale do Taquari (Rio Grande do Sul), submetidos ao processo de biodigestão anaeróbia visando a obtenção de biogás para fins energéticos. O experimento foi focado na variação do percentual de dejeto suíno em uma mistura de lodos de estações de tratamento de efluentes, possibilitando a avaliação de sua influência na quantidade e qualidade do biogás gerado, uma vez que este resíduo é produzido em maior volume pela Cooperativa e possui grande aplicabilidade em processos de digestão anaeróbia. Os resultados obtidos indicaram que a sinergia entre os substratos combinados foi positiva. A melhor eficiência de produção de biogás foi obtida na mistura com 60% de dejeto suíno e 40% da mistura de lodos e sangue. Constatou-se que, mesmo exigindo tempos de detenção hidráulico diferentes, os maiores volumes de biogás nas misturas foram produzidos nos primeiros dias do processo. Conclui-se que a codigestão de biomassas residuais é capaz de promover melhores rendimentos na produção de biogás para fins de seu aproveitamento como fonte renovável de energia, se comparada ao desempenho da digestão do dejeto suíno, que é uma biomassa tipicamente empregada como substrato para a geração de biogás.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Hasan, Universidade do Vale do Taquari

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento da UNIVATES (Bolsa PROSUC/CAPES), na linha de pesquisa em Tecnologia e Ambiente. Graduada em Engenharia Ambiental pela UNIVATES. Desenvolve pesquisas no Laboratório de Biorreatores - Tecnovates, na área de Energias Renováveis, com foco na geração de biogás para aproveitamento energético, produzido através do processo de biodigestão anaeróbia de biomassas residuais, por meio do emprego de lodos advindos de estações de tratamento de efluentes, resíduos oriundos da atividade agrícola, como dejetos de animais (bovinos, suínos, equinos, aves) e demais resíduos com potencial de uso em biodigestão.

Munique Marder, Universidade do Vale do Taquari

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Biotecnologia na Universidade do Vale do Taquari (Univates), possui graduação em Engenharia Ambiental pela Univates (2016). Atualmente é Assistente de laboratório no Laboratório de Biorreatores do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari - Tecnovates. Tem experiência na área de engenharia sanitária, com ênfase em resíduos sólidos, domésticos e industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: energia renovável, digestão anaeróbia, biogás, metano, sistemas fotovoltaicos e biomassas residuais. 

Anny Kariny Feitosa, Universidade do Vale do Taquari

Doutora em Ciências: Ambiente e Desenvolvimento, com área de concentração em Espaço, Ambiente e Sociedade (Univates, Brasil). Estágio de Pós-graduação - Doutorado Sanduíche - na Universidade de Aveiro (UA, Portugal). Mestre em Economia (Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil). Mestre em Direção Estratégica (Universidad de León, Espanha). Especialização Lato Sensu em: Psicopedagogia (Faculdade João Calvino, Brasil); Matemática para a Educação Básica (Faculdade João Calvino, Brasil); Gestión por Proyectos en Ambitos Públicos (Universidad Nacional del Litoral, Argentina); e, MBA Executivo em Administração (Unileão, Brasil). Bacharel em Economia (Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil). Possui experiência no ensino técnico e superior. Atualmente, é docente do quadro permanente do Instituto Federal do Ceará - IFCE. Tem experiência em pesquisa e extensão, com ênfase em: Economia Ambiental; Economia Agrária e dos Recursos Naturais; e, Economia Solidária.

Cezar Augusto Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES (2017). Tem experiência na área de Engenharia de Energia, com ênfase em Engenharia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: biogás, energia solar fotovoltaica, geração distribuída, energia elétrica e dejetos suínos.

Tamara Engelmann Gonçalves, Universidade do Vale do Taquari

Acadêmica do Curso de Engenharia Química da Universidade do Vale do Taquari - Univates (RS). Estagiária no Grupo Bremil, na área de controle de qualidade da produção da proteína isolada de soja.

Tiago Feldkircher, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade do Vale do Taquari - Univates (2010), MBA em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental (2013), mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (2015) e doutorado em andamento em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é engenheiro ambiental da Cooperativa Languiru e professor assistente na Universidade do Vale do Taquari - Univates. Tem experiência na área de Engenharia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: resíduos sólidos industriais e domésticos, compostagem, aterro sanitário, tratamento de efluentes, gestão ambiental e licenciamento ambiental. 

Odorico Konrad, Montanuniversität Leoben

Possui doutorado em Engenharia Ambiental e Sanitária - Montanuniversitat Leoben Austria (2002), graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992). Atualmente é professor/pesquisador da UNIVATES. Tem experiência na área de Engenharia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: biogás, biorreatores, energias renováveis, resíduos sólidos, meio ambiente, saneamento.

Downloads

Publicado

2017-05-26

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>