Composição gravimétrica dos resíduos sólidos destinados para uma central de triagem, compostagem e disposição final

Autores

  • Odorico Konrad Centro Universitário Univates
  • Thanabi Bellenzier Calderan Centro Universitário Univates
  • Nara Paula Schmeier Centro Universitário Univates
  • Camila Elis Casaril Centro Universitário Univates
  • Marluce Lumi Centro Universitário Univates

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2014.001.0020

Palavras-chave:

Resíduos Sólidos Domésticos, Caracterização Gravimétrica, Triagem, Compostagem, Destinação Final

Resumo

A geração de resíduos sólidos domésticos tem intensificado devido aos novos hábitos de consumo e ao aumento populacional, dessa forma a preocupação com o gerenciamento dos mesmos tem crescido. Nesse sentido, a caracterização gravimétrica, surge como uma importante ferramenta, pois, demostra os tipos e quantidades de resíduos coletados, valorando-os em porcentagem com relação a sua massa. O estudo caracterizou os resíduos de um grupo de 30 municípios, abrangendo cerca de 95.000 habitantes. Constatou-se que a matéria orgânica correspondia a 60,3% em peso do total de resíduos destinados a central de triagem, compostagem e disposição final, 18,2% destes resíduos eram materiais recicláveis e 21,5% rejeitos. Através do estudo, verificou-se que do total de resíduos sólidos domésticos coletados, aproximadamente 80% em peso eram passíveis de reaproveitamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Odorico Konrad, Centro Universitário Univates

Possui doutorado em Engenharia Ambiental e Sanitária - Montanuniversitat Leoben Austria (2002), graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992). Atualmente é professor/pesquisador da UNIVATES. Tem experiência na área de Engenharia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: biogás, biorreatores, energias renováveis, resíduos sólidos, meio ambiente, saneamento, compostagem.

Thanabi Bellenzier Calderan, Centro Universitário Univates

Bacharel em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (2010), mestre e doutoranda em Ambiente e Desenvolvimento pelo Centro Universitário Univates. Cursando especialização em Direito e Processo do Trabalho. Advogada, funcionária pública, professora do ensino superior. Tem experiência em diversas áreas do Direito, com ênfase em Direito Ambiental e Direito do Trabalho

Nara Paula Schmeier, Centro Universitário Univates

Graduada em Engenharia Ambiental (2012). Possui experiência na área de bioengenharia de solos, saneamento, tratamento de resíduos e energias renováveis (biorreatores/biogás). Atua em projetos de licenciamento ambiental, na elaboração e execução de Planos de Gerenciamento de Resíduos (PGRS), Estudos Ambientais (EA), Planos Básicos Ambientais (PBA), Programas Ambientais e avaliação de Impactos Ambientais.

Camila Elis Casaril, Centro Universitário Univates

Engenheira Ambiental pelo Centro Universitário UNIVATES (2014), atualmente é mestranda no Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC). Possui experiência nas áreas de pesquisa sobre biogás e resíduos sólidos domésticos e fertilizantes orgânicos.

Marluce Lumi, Centro Universitário Univates

Graduanda em Engenharia Ambiental pelo Centro Universitário UNIVATES, Bolsista de Iniciação UNIVATES.

Downloads

Publicado

2014-01-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>