Percepção Docente sobre Inveja, Bem-Estar Subjetivo e Saúde Mental: Um estudo exploratório em instituições de Ensino Superior Públicas
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.002.0005Palavras-chave:
Inveja, Bem-estar subjetivo, Saúde mental, Percepção, Docentes, Ensino PúblicoResumo
Este estudo tem como objetivo identificar a percepção de docentes de instituições ensino públicas sobre inveja, bem-estar subjetivo e saúde mental, por meio da técnica de associação livre de palavras (TALP). Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com uma amostra de 176 docentes. Os dados foram coletados por meio de uma survey online. As respostas foram processadas no software IRAMUTEQ versão 7 e analisadas a partir da técnica de classificação hierárquica descendente, similitude e nuvem de palavras. Foram observadas 1564 ocorrências de palavras, sendo 479 formas distintas. Destas, foram encontradas 282 (58,87%) palavras equiparadas por meio hierárquico descendente que resultaram em 6 categorias: Inveja Tóxica, Inveja dolorosa, Cuidado mental, Equilíbrio, Aspectos desejável e Qualidade de Vida. Por fim, conclui-se uma melhor compreensão dos termos que envolvem tais construtos na perspectiva de professores universitários de instituições públicas em seu local de trabalho, fornecer subsídios para mobilizar práticas voltadas a melhorar as relações sociais nesse ambiente.
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