Gestão de pessoas por competências na administração pública: um estudo em São Mamede/PB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.004.0013

Palavras-chave:

Administração Pública, Gestão por Competências, Servidor

Resumo

O estudo teve como objetivo investigar a forma de alocação por competências dos assistentes técnicos que integram o quadro funcional da gestão pública municipal de São Mamede/PB, buscando refletir acerca da importância da Gestão por Competências na esfera pública. A gestão de pessoas por competências é compreendida como um importante instrumento no contexto da gestão pública na busca por um cultura de desenvolvimento contínuo e qualidade na prestação dos serviços ofertados a sociedade. Pelo exposto, buscando alcançar o objetivo traçado, a pesquisa utilizou-se da abordagem qualitativa, por meio de uma pesquisa descritiva, realizada através de um estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizada a entrevista em profundidade com assistentes técnicos do quadro funcional da gestão pública municipal de São Mamede-PB, construída com base nas referências bibliográficas às quais estruturaram o presente trabalho. Com o resultado da pesquisa, foi possível constatar que os assistentes técnicos do órgão municipal estudado, atendem as exigências pertinentes às atribuições do cargo, embora a estratégia utilizada para realizar a distribuição destes servidores, durante os anos de serviços prestados, não observa as competências de cada um, pois não existe um processo de identificação destas. Outro fator essencial se refere à relação da Administração Pública Municipal com os agentes públicos que se restringe apenas a questões meramente burocráticas, desconsiderando a atuação da Gestão de Pessoas por Competências como ferramenta estratégica para o desenvolvimento do capital humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolinne Carvalho de Araújo, Universidade Estadual da Paraíba

Experiência na área de Gestão Administrativa, bem como em Assessoria de Projetos à entidades públicas com destaque a elaboração de um Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos em concordância com a Lei Nº 12.305/2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. 

Cinthia Moura Frade, Universidade Federal da Paraíba

Mestra em Gestão Pública e Cooperação Internacional pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Marketing pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Graduada em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Membro do NAC (Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Conhecimento) do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPB - Linha de Pesquisa: Aprendizagem e Competências. Professora Substituta da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus VII, no curso de Bacharelado em Administração. 

Lucas Andrade de Morais, Universidade Estadual da Paraíba

Doutorando em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestre em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública (FIP). Especialista em Educação em Direitos Humanos (UFPB). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (2014). Bacharel em Administração Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013). Pesquisador no Grupo Direitos Humanos e Políticas Públicas (UFCG) - Linha de pesquisa "Controle Social e Políticas Públicas", no Núcleo de Estudos Organizacionais do Alto Oeste Potiguar - NEOP (UERN) e no Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET/UERN) - Linha de pesquisa "Argumentação, identidade, cultura local e sala de aula: estudos sobre processos retórico-argumentativos e ensino da argumentação". Possui interesse nos seguintes temas: Direito Administrativo, Direitos Humanos, Direito Socioambiental, Direitos Culturais, Direito e Humanidades (Law and Humanities), Direito & Literatura (Law and literature), Gestão Pública, Administração Pública, Políticas Públicas, Gestão Socioambiental, Ciências Ambientais, Argumentação, Linguagem jurídica, Linguagem nas Organizações, Discurso Jurídico, Discurso Organizacional, Pragmática, Literatura, linguagem e humanidades, Artes e humanidades.

Mariana Ferreira Pessoa, Universidade Federal da Paraíba

Mestra em Gestão Pública e Cooperação Internacional pela Universidade Federal da Paraíba (2020). Especialista em Docência no Ensino Superior pelas Faculdades Integradas do Ceará (2018). Bacharela em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande (2013). Atuou como Professora Bolsista do Curso de Operador de Caixa do Programa ParaíbaTec da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (2020). Atualmente é Professora Temporária do curso de Administração na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Aline Medeiros de Sousa, Instituto Federal da Paraíba

Graduada em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba, com especialização em Finanças e Controladoria.

Downloads

Publicado

2020-08-24