Percepção Docente sobre Inveja, Bem-Estar Subjetivo e Saúde Mental: Um estudo exploratório em instituições de Ensino Superior Públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.002.0005

Palavras-chave:

Inveja, Bem-estar subjetivo, Saúde mental, Percepção, Docentes, Ensino Público

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar a percepção de docentes de instituições ensino públicas sobre inveja, bem-estar subjetivo e saúde mental, por meio da técnica de associação livre de palavras (TALP). Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com uma amostra de 176 docentes. Os dados foram coletados por meio de uma survey online. As respostas foram processadas no software IRAMUTEQ versão 7 e analisadas a partir da técnica de classificação hierárquica descendente, similitude e nuvem de palavras. Foram observadas 1564 ocorrências de palavras, sendo 479 formas distintas. Destas, foram encontradas 282 (58,87%) palavras equiparadas por meio hierárquico descendente que resultaram em 6 categorias: Inveja Tóxica, Inveja dolorosa, Cuidado mental, Equilíbrio, Aspectos desejável e Qualidade de Vida. Por fim, conclui-se uma melhor compreensão dos termos que envolvem tais construtos na perspectiva de professores universitários de instituições públicas em seu local de trabalho, fornecer subsídios para mobilizar práticas voltadas a melhorar as relações sociais nesse ambiente.

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Biografia do Autor

Mary Dayane Souza Silva, Universidade Federal do Pernambuco

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Pernambuco, UFPE (2020). Mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba, UFPB (2016). Graduação em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba, UEPB (2010). Experiência profissional na área de Administração, com ênfase no setor comercial/ Logístico. Membro do NAC - Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Conhecimento do programa de pós graduação em Administração da UFPB. Atualmente Professora substituta na Universidade Estadual da Paraíba - UEPB 

Antonio Roazzi, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor (D. Phil.) em Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo pela University of Oxford obtido em 1988 sob a orientação do Prof. Peter E. Bryant (superviser) e Prof. Donald Broadbent (Adviser). Possui também título de ?Dottore? em Psicologia Aplicada pela Universitá degli Studi di Roma "La Sapienza". Fez pós-doutorado na University of London, University of Oxford, Istituto di Scienze e Tecnologie della Cognizione, ISTC (Roma, Itália), e Universitá degli Studi di Roma "La Sapienza". Foi membro de Comitês de Avaliação da CAPES, ENEM e FACEPE. Membro Titular (2000-2002) e Coordenador do Comitê de Assessoramento de Psicologia e Serviço Social do CNPq (CA-PS, 2011-2012). Tendo como base a Facet Theory e suas abordagens multidimensionais visa explorar métodos e técnicas de produção de conhecimento que lhes permitam gerar um saber útil para a previsão e/ou controle de fenômenos complexos. Ultimamente atua principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, autoconsciência e estados ampliados de consciência, psicologia do desenvolvimento sociocognitivo, aprendizagem, lógica mental, teoria da mente, percepção de risco, gestão de pessoas, apego, violência urbana e o componente ambiental ressaltando os processos cognitivos, sociais e imagéticos de seus habitantes, entre outros. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (2002-2004) e da Facet Theory Association (2011-2013). É professor Titular do Dep. de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco e pesquisador Nível 1A do CNPq. E-mail: roazzi@gmail.com

Francisca Rozângela Lopes de Sousa, Universidade Estadual da Paraíba

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Experiência como Atendente a clientes Energisa, pelo Grupo Provider Soluções Tecnológicas. Atuou como Professora da Rede Estadual de Ensino, lecionando a disciplina de Matemática nas turmas de Ensino Médio. Lecionou disciplinas nos Cursos de Formação Inicial e Continuada do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Experiência como Professora do curso de Administração da Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (FACIBRA) e Faculdades Entre Rios do Piauí. Atualmente Professora substituta do curso de Administração da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus VII. 

Geymeesson Brito da Silva, Universidade Federal do Pernambuco

Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/PROPAD. Especialista em Marketing pela Universidade Pitágoras Unopar. Graduado em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB/CCEA. Participou da organização de congressos a nível de graduação na área de administração no Sertão Paraibano. Tem experiências profissionais no setor industrial alimentício e varejo supermercadista. Foi estagiário administrativo na Energisa Paraíba (2015-2017) e na Livraria e Papelaria Patoense (2017). Tem interesse de pesquisas nas áreas de Marketing, Consumo Mobile e mídias sociais, Comportamento do consumidor, Empreendedorismo e Inovação, Gestão Ambiental, Desenvolvimento sustentável e práticas sustentáveis.

Cinthia Moura Frade, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Gestão Pública e Cooperação Internacional pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Marketing pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Graduada em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Experiência profissional na Empresa Iramilton Sátiro - Assessoria e Projetos, no cargo de Assessora de Projetos. Experiência acadêmica como Professora Substituta da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus VII, no curso de Bacharelado em Administração; Professora do Colégio Santo Expedito, no Curso Técnico em Administração e Professora da Octa Treinamentos nos Cursos Profissionalizantes de Gestão Empresarial, Marketing Digital e Hotelaria e Turismo. Membro do NAC (Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Conhecimento) do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPB. 

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Publicado

2020-01-30

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