Qualidade de vida no trabalho no setor público: análise da percepção de servidores técnicos de uma universidade pública na Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.003.0017Palavras-chave:
Qualidade de vida no trabalho, Servidores técnicos, Modelo WaltonResumo
O trabalho tem ocupado boa parte do tempo na vida das pessoas, ao mesmo tempo em que gera renda e possibilidades de realização pessoal é fonte de conflitos e doenças. Neste contexto, pesquisas relacionadas à Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) têm se tornado importantes nos estudos organizacionais. Dessa forma, com o intuito de contribuir para o tratamento desta questão, este trabalho tem como objetivo compreender a qualidade de vida no trabalho dos servidores técnicos efetivos em uma universidade pública no estado da Paraíba, utilizando o modelo de Walton. Foi utilizada uma abordagem qualitativa por meio de entrevista semiestruturada, possibilitando a discussão das possíveis formas de intervenção e análises das condições e ações de QVT da instituição. Participaram da pesquisa 12 (doze) servidores efetivos e ativos no campus. Os dados revelaram que, de modo geral, o nível da QVT dos servidores técnicos, com base no modelo utilizado, possui aspectos bem diversificados. Portanto, foram identificados índices de satisfação bem relevantes e positivos, como: segurança, estabilidade no trabalho, liberdade e privacidade. No entanto, indicadores como: infraestrutura, capacitação, autonomia, compensação e valorização do servidor revelaram diretamente um índice de insatisfação considerável, indicando a necessidade de maior atenção e investimento por parte da instituição.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Administração Científica
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.