Inveja na percepção dos professores universitários de instituições públicas Paraibanas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2019.004.0003

Palavras-chave:

Inveja, Professores, Intuições Públicas

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar a percepção que os professores universitários de instituições públicas paraibanas detêm sobre a inveja em seus locais de trabalho, por meio da técnica de associação livre de palavras (TALP). As discussões trataram sobre a inveja e suas consequências destrutivas que levam ao sofrimento emocional por meio de comparações ascendentes entre indivíduos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com uma amostra de 69 professores universitários de instituição de ensino superior públicas da Paraíba. Os dados foram coletados por meio de uma survey online. As respostas foram processadas no software IRAMUTEQ versão 7 e analisados a partir da técnica de classificação hierárquica descendente, similitude e nuvem de palavras. Foram observadas 208 ocorrências de palavras, sendo 110 formas distintas. Destas, foram encontradas 79 (71,82%) palavras equiparadas por meio hierárquico descendente, que resultaram em 2 categorias: inveja numa percepção emocional e a outra dolorosa. Os resultados indicam uma certa variação na percepção conceitual da palavra inveja, uma vez que pode assumir condutas distintas, como: indiferença, raiva, cobiça, ironia, calúnia, deboche, ódio, desrespeito e, tantos outros. Por fim, conclui-se que a inveja pode ser compreendida como uma emoção ascendente, por enfatizar elementos afetivos negativos desagradáveis, muitas vezes dolorosos caracterizados por sentimentos de inferioridade, hostilidade e ressentimento produzidos pela consciência de outro.

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Biografia do Autor

Mary Dayane Souza Silva, Universidade Federal do Pernambuco

Doutoranda em Administração na Universidade Federal do Pernambuco, UFPE (2016). Mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba, UFPB (2016). Graduação em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba, UEPB (2010). Experiência profissional na área de Administração, com ênfase no setor comercial/ Logístico. Membro do NAC - Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Conhecimento do programa de pós graduação em Administração da UFPB. Atualmente Professora substituta na Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Antonio Roazzi, Universidade Federal do Pernambuco

Doutor (D. Phil.) em Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo pela University of Oxford obtido em 1988 sob a orientação do Prof. Peter E. Bryant (superviser) e Prof. Donald Broadbent (Adviser). Possui também título de ?Dottore? em Psicologia Aplicada pela Universitá degli Studi di Roma "La Sapienza". Fez pós-doutorado na University of London, University of Oxford, Istituto di Scienze e Tecnologie della Cognizione, ISTC (Roma, Itália), e Universitá degli Studi di Roma "La Sapienza". Foi membro de Comitês de Avaliação da CAPES, ENEM e FACEPE. Membro Titular (2000-2002) e Coordenador do Comitê de Assessoramento de Psicologia e Serviço Social do CNPq (CA-PS, 2011-2012). Tendo como base a Facet Theory e suas abordagens multidimensionais visa explorar métodos e técnicas de produção de conhecimento que lhes permitam gerar um saber útil para a previsão e/ou controle de fenômenos complexos. Ultimamente atua principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, autoconsciência e estados ampliados de consciência, psicologia do desenvolvimento sociocognitivo, aprendizagem, lógica mental, teoria da mente, percepção de risco, gestão de pessoas, apego, violência urbana e o componente ambiental ressaltando os processos cognitivos, sociais e imagéticos de seus habitantes, entre outros. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (2002-2004) e da Facet Theory Association (2011-2013). É professor Titular do Dep. de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco e pesquisador Nível 1A do CNPq. E-mail: roazzi@gmail.com

Adriana Sousa Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

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Publicado

2019-11-21