Treinamento e Desenvolvimento (T&D): Percepção dos estudantes de administração de uma Instituição de Ensino Superior na cidade de Caruaru/PE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.004.0008

Palavras-chave:

Estudantes, Treinamento e Desenvolvimento, Cultura Organizacional, Clima Organizacional

Resumo

O presente estudo buscou analisar a percepção dos estudantes de Administração de uma Instituição de Ensino Superior localizada na cidade de Caruaru/PE sobre o processo de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) e suas interfaces com a Cultura Organizacional e o Clima Organizacional. Trata-se de um estudo de caso, desenvolvido a partir de uma abordagem quantitativa e caráter descritivo. A amostra do estudo foi composta por estudantes concluintes do curso de Bacharelado em Administração, os quais estavam inseridos no mercado de trabalho no período da pesquisa, totalizando uma amostra final de 23 respondentes (n=23). A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário online (survey) estruturado e desenvolvido no Google Forms. A análise dos dados foi realizada através de técnicas estatísticas de natureza descritiva, com uso dos softwares Statistical Package for the Social Sciences (SPSS©). Nos resultados observou-se que 47,83% dos respondentes relataram que não se sentem preparados para planejar ou realizar atividades que envolvam T&D e 82,61% relataram que não dominam as etapas de um processo de T&D. Acredita-se que esta pesquisa possa contribuir para o conhecimento do processo de Treinamento de Desenvolvimento (T&D) e suas possibilidades, bem como para o desenvolvimento de estudos futuros sobre outros aspectos relacionados à temática.

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Biografia do Autor

Meiryelen Gomes da Costa, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/PROPAD, vinculado à linha de pesquisa Organização e Sociedade referente ao campo temático Criatividade, Empreendedorismo e Inovação (CEI). Especialista em Gestão Estratégica com Pessoas pela Universidade Estadual de Pernambuco - UPE. Graduada em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/CAA. Tem interesse em pesquisa na linha de Organização e Sociedade, com os temas: Gestão da Criatividade; Criatividade Social; Inovação; Redes Sociais; e Empreendedorismo. 

Geymeesson Brito da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando e Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE), vinculado à linha de pesquisa Marketing de Comportamento do Consumidor (MMC). MBA em Marketing de Serviços e Relacionamento pela Universidade Pitágoras Unopar. Graduado em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). É integrante do Grupo de Pesquisa do Comportamento do Consumidor (GPCC). Tem interesse de pesquisa nas áreas de comportamento do consumidor, consumo de alimentos, bem-estar alimentar, gestão ambiental, educação ambiental e sustentabilidade. E-mail: geymeesson.silva@ufpe.br

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Publicado

2021-11-08