Challenges in implementing a project management policy in the Federal Technological University of Paraná

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.004.0011

Keywords:

Public Administration, Project Management, Implementation, Barriers

Abstract

Public administration is seen by many lay people as disorganized, expensive and inefficient. From this, this study seeks to optimize human and financial resources, presenting the scenario and variables of a project management implementation process in a public organization; a project that involves a significant number of the institution's resources. The article addresses an investigation of the barriers that prevent the implementation of project management. It is a tool that certainly would not solve all the problems that Public Administration faces, but that if applied correctly would bring gains and success in public projects, generating competitive advantage for the public institution object of the study. The case presented illustrates the concepts presented in the review, as well as the influence of learning on the development of project management. In the end, the work opens up possibilities for continuing research on the topics covered.

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Author Biographies

Tiago de Moura, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estácio de Sá. Especialização em Contabilidade Pública e Lei de Responsabilidade Fiscal, Especialização em Administração Pública (ambas pela Universidade Cândido Mendes). Atualmente é Contador da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência em Contabilidade Societária e Contabilidade Aplicada ao Setor Público e Orçamento Público. Registro no Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Paraná: CRC MG 119138/O-1 T-PR

James Carlo Theodorovicz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestrado em andamento em Administração Pública (PROFIAP/UTFPR). Especialização em Administração Pública e Gerência de Cidades (Uninter). Graduação em Administração pelo Centro Universitário OPET. Atualmente é Administrador da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública

Marina Sandrini Proner, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Especialista em Direito Administrativo (2018). Mestranda em Administração Pública pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atualmente é servidora técnico-administrativa em educação na Universidade Federal de Santa Catarina. Advogada inscrita na OAB/SC sob o n. 48.489.

Jair de Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Administração de Empresas pela Fundação Faculdade de Ciencias e Letras de Cornélio Procópio (1992), atual Universidade Estadual do Norte do Paraná ? UENP, mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2003) e doutorado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: pequena empresa, trabalho do administrador, empreendedorismo, estratégia, planejamento estratégico e ciclo de vida organizacional.

Ariel Orlei Michaloski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

ENGENHEIRO PESQUISADOR: Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Mestre em Tecnologia e Desenvolvimento pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR; Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho - UTFPR; Especialização em Gerenciamento de Obras - UTFPR; Membro da International Ergonomics School of Ergonomics of Posture and Movement - EPM - Milano - Itália; Coordenador da Qualidade e Auditor Interno pela Deutsche Gesellschaft Für Qualität e V, DGQ, Alemanha/UTFPR; Gerenciamento Ambiental Empresarial pela Carl Duisberg Gesellschaft e V, CDG, Alemanha/UTFPR; Graduação em Engenharia Civil - Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG PR; Técnico em Edificações pelo CEFET-PR; Qualificado e habilitado no Método NIOSH by OCRA e SNOOK-CIRIELLO - Normas ISO 11228-1 e 11228-2 pela EPM - Itália. Qualificado e habilitado no Método Checklist OCRA; Ergocheck e Ergotacos pela Escola Ocra Brasiliana. É professor na graduação da UTFPR nos cursos superiores de Engenharia de Produção, Elétrica e Mecânica. Membro efetivo do Grupo de Profissionais de Segurança do Trabalho dos Campos Gerais. Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UTFPR - PG. Professor titular do Mestrado Profissional em Administração Pública-nível nacional PROFIAP. Atua como professor e engenheiro pesquisador no Laboratório de Ergonomia em Processos Produtivos e Segurança e Saúde do Trabalho ? LabErgo, onde desenvolve pesquisas nas áreas de Prevenção biomecânica de sobrecarga no setor de construção civil; Ergonomia, Segurança e Saúde do Trabalho em Processos e Sistemas Produtivos. Trabalha com gestão de projetos. Trabalhou como engenheiro civil por vários anos em expansão industrial, gerenciamento de obra civil, obras públicas federais como engenheiro de projetos público federal, fiscal de contrato público de obra federal, licitações federais, engenheiro de execução de obra pública federal, gerenciamento de obra pública do governo federal. 

Published

2020-08-24

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