Percepção dos servidores de uma instituição pública de ensino sobre a gestão de projetos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.001.0018

Palavras-chave:

Gestão pública, Gestão de projetos, Projetos Públicos

Resumo

A gestão de projetos se apresenta como uma importante ferramenta para que os gestores possam conduzir os projetos, inclusive na esfera pública. Assim, o presente artigo teve o objetivo de identificar a percepção de servidores de instituição pública federal de ensino superior em relação à Gestão de Projetos. Para embasar a pesquisa, foi realizada uma revisão da literatura quanto à gestão pública, gestão de projetos e a gestão de projetos públicos. Em seguida estudou-se a percepção e o uso dos gestores sobre algumas ferramentas de gestão de projetos e sobre as capacitações realizadas e necessidades de novas capacitações para a gestão de projetos. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Quanto ao procedimento utilizado, foi realizado um levantamento, com a coleta de dados por meio da aplicação de questionário contendo questões abertas e fechadas. Como resultado observou-se que existem dificuldades em relação à gestão de projetos, tais como falta de integração dos sistemas de gestão, na gestão do tempo e na obtenção de recursos humanos, financeiros e materiais, além do fato de que nem todos os respondentes atuam diretamente com gestão de projetos. Apesar disso, todos os entrevistados manifestaram interesse em se capacitar sobre o tema, o que demonstra uma visão positiva sobre a gestão de projetos dentro da instituição.

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Biografia do Autor

Edilson Fernandes da Costa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Sistemas Para Internet pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná(2011), graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão(2005) e especialização em MBA Executivo em Gestão Empresarial pelo Centro Universitário de Maringá(2009). Atualmente é Assistente em Administração da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Sildemar Albertini da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual do Paraná (2013) e Especilização em Administração Pública pelo UNICESUMAR - Centro Universitário de Maringá (2015). Atualmente é Assistente em Administração da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública. 

Ariel Orlei Michaloski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

ENGENHEIRO PESQUISADOR: Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Mestre em Tecnologia e Desenvolvimento pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR; Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho - UTFPR; Especialização em Gerenciamento de Obras - UTFPR; Membro da International Ergonomics School of Ergonomics of Posture and Movement - EPM - Milano - Itália; Coordenador da Qualidade e Auditor Interno pela Deutsche Gesellschaft Für Qualität e V, DGQ, Alemanha/UTFPR; Gerenciamento Ambiental Empresarial pela Carl Duisberg Gesellschaft e V, CDG, Alemanha/UTFPR; Graduação em Engenharia Civil - Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG PR; Técnico em Edificações pelo CEFET-PR; Qualificado e habilitado no Método NIOSH by OCRA e SNOOK-CIRIELLO - Normas ISO 11228-1 e 11228-2 pela EPM - Itália. Qualificado e habilitado no Método Checklist OCRA; Ergocheck e Ergotacos pela Escola Ocra Brasiliana. É professor na graduação da UTFPR nos cursos superiores de Engenharia de Produção, Elétrica e Mecânica. Membro efetivo do Grupo de Profissionais de Segurança do Trabalho dos Campos Gerais. Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UTFPR - PG. Professor titular do Mestrado Profissional em Administração Pública-nível nacional PROFIAP. Atua como professor e engenheiro pesquisador no Laboratório de Ergonomia em Processos Produtivos e Segurança e Saúde do Trabalho ? LabErgo, onde desenvolve pesquisas nas áreas de Prevenção biomecânica de sobrecarga no setor de construção civil; Ergonomia, Segurança e Saúde do Trabalho em Processos e Sistemas Produtivos. Trabalha com gestão de projetos. Trabalhou como engenheiro civil por vários anos em expansão industrial, gerenciamento de obra civil, obras públicas federais como engenheiro de projetos público federal, fiscal de contrato público de obra federal, licitações federais,

Jair de Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Administração de Empresas pela Fundação Faculdade de Ciencias e Letras de Cornélio Procópio (1992), atual Universidade Estadual do Norte do Paraná ? UENP, mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2003) e doutorado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: pequena empresa, trabalho do administrador, empreendedorismo, estratégia, planejamento estratégico e ciclo de vida organizacional.

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Publicado

2020-10-05