Perception of servers of a public education institution on project management

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.001.0018

Keywords:

Public Management, Project Management, Public Projects

Abstract

Project management presents itself as an important tool for managers to conduct projects, including in the public sphere. Thus, the present article aimed to identify the perception of public servants of a federal higher education institution in relation to Project Management. To support the research, a literature review was carried out regarding public management, project management and public project management. Then, the perception and use of managers on some project management tools and on the training carried out and the need for new training for project management were studied. The methodology used was descriptive research with a qualitative approach. As for the procedure used, a survey was conducted, with data collection through the application of a questionnaire containing open and closed questions. As a result, it was observed that there are difficulties in relation to project management, such as lack of integration of management systems, in time management and in obtaining human, financial and material resources, in addition to the fact that not all respondents work directly with project management. Despite this, all respondents expressed an interest in training on the topic, which demonstrates a positive view on project management within the institution.

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Author Biographies

Edilson Fernandes da Costa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Sistemas Para Internet pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná(2011), graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão(2005) e especialização em MBA Executivo em Gestão Empresarial pelo Centro Universitário de Maringá(2009). Atualmente é Assistente em Administração da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Sildemar Albertini da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual do Paraná (2013) e Especilização em Administração Pública pelo UNICESUMAR - Centro Universitário de Maringá (2015). Atualmente é Assistente em Administração da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública. 

Ariel Orlei Michaloski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

ENGENHEIRO PESQUISADOR: Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Mestre em Tecnologia e Desenvolvimento pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR; Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho - UTFPR; Especialização em Gerenciamento de Obras - UTFPR; Membro da International Ergonomics School of Ergonomics of Posture and Movement - EPM - Milano - Itália; Coordenador da Qualidade e Auditor Interno pela Deutsche Gesellschaft Für Qualität e V, DGQ, Alemanha/UTFPR; Gerenciamento Ambiental Empresarial pela Carl Duisberg Gesellschaft e V, CDG, Alemanha/UTFPR; Graduação em Engenharia Civil - Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG PR; Técnico em Edificações pelo CEFET-PR; Qualificado e habilitado no Método NIOSH by OCRA e SNOOK-CIRIELLO - Normas ISO 11228-1 e 11228-2 pela EPM - Itália. Qualificado e habilitado no Método Checklist OCRA; Ergocheck e Ergotacos pela Escola Ocra Brasiliana. É professor na graduação da UTFPR nos cursos superiores de Engenharia de Produção, Elétrica e Mecânica. Membro efetivo do Grupo de Profissionais de Segurança do Trabalho dos Campos Gerais. Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UTFPR - PG. Professor titular do Mestrado Profissional em Administração Pública-nível nacional PROFIAP. Atua como professor e engenheiro pesquisador no Laboratório de Ergonomia em Processos Produtivos e Segurança e Saúde do Trabalho ? LabErgo, onde desenvolve pesquisas nas áreas de Prevenção biomecânica de sobrecarga no setor de construção civil; Ergonomia, Segurança e Saúde do Trabalho em Processos e Sistemas Produtivos. Trabalha com gestão de projetos. Trabalhou como engenheiro civil por vários anos em expansão industrial, gerenciamento de obra civil, obras públicas federais como engenheiro de projetos público federal, fiscal de contrato público de obra federal, licitações federais,

Jair de Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Administração de Empresas pela Fundação Faculdade de Ciencias e Letras de Cornélio Procópio (1992), atual Universidade Estadual do Norte do Paraná ? UENP, mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2003) e doutorado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: pequena empresa, trabalho do administrador, empreendedorismo, estratégia, planejamento estratégico e ciclo de vida organizacional.

Published

2020-10-05