Desafios na implementação de política de gestão de projetos na Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.004.0011

Palavras-chave:

Administração Pública, Gestão de Projetos, Implantação, Barreiras

Resumo

A Administração Pública é vista por muitos leigos como desorganizada, cara e ineficiente. A partir disso, este estudo busca otimizar recursos humanos e financeiros, apresentando o cenário e as variáveis de um processo de implantação de gestão de projeto em uma organização pública; projeto este que envolve um número significativo de recursos da instituição. O artigo aborda uma investigação das barreiras que impedem a implantação da gestão de projetos. Trata-se de uma ferramenta que certamente não resolveria todos os problemas que a Administração Pública enfrenta, mas que se aplicada corretamente traria ganhos e sucesso nos projetos públicos, gerando vantagem competitiva para a instituição pública objeto do estudo. O caso apresentado ilustra os conceitos apresentados na revisão, assim como a influência do aprendizado no desenvolvimento da gestão de projetos. Ao final, o trabalho abre possibilidades para a continuidade das pesquisas sobre os temas abordados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago de Moura, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estácio de Sá. Especialização em Contabilidade Pública e Lei de Responsabilidade Fiscal, Especialização em Administração Pública (ambas pela Universidade Cândido Mendes). Atualmente é Contador da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência em Contabilidade Societária e Contabilidade Aplicada ao Setor Público e Orçamento Público. Registro no Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Paraná: CRC MG 119138/O-1 T-PR

James Carlo Theodorovicz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestrado em andamento em Administração Pública (PROFIAP/UTFPR). Especialização em Administração Pública e Gerência de Cidades (Uninter). Graduação em Administração pelo Centro Universitário OPET. Atualmente é Administrador da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública

Marina Sandrini Proner, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Especialista em Direito Administrativo (2018). Mestranda em Administração Pública pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atualmente é servidora técnico-administrativa em educação na Universidade Federal de Santa Catarina. Advogada inscrita na OAB/SC sob o n. 48.489.

Jair de Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Administração de Empresas pela Fundação Faculdade de Ciencias e Letras de Cornélio Procópio (1992), atual Universidade Estadual do Norte do Paraná ? UENP, mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2003) e doutorado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: pequena empresa, trabalho do administrador, empreendedorismo, estratégia, planejamento estratégico e ciclo de vida organizacional.

Ariel Orlei Michaloski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

ENGENHEIRO PESQUISADOR: Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Mestre em Tecnologia e Desenvolvimento pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR; Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho - UTFPR; Especialização em Gerenciamento de Obras - UTFPR; Membro da International Ergonomics School of Ergonomics of Posture and Movement - EPM - Milano - Itália; Coordenador da Qualidade e Auditor Interno pela Deutsche Gesellschaft Für Qualität e V, DGQ, Alemanha/UTFPR; Gerenciamento Ambiental Empresarial pela Carl Duisberg Gesellschaft e V, CDG, Alemanha/UTFPR; Graduação em Engenharia Civil - Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG PR; Técnico em Edificações pelo CEFET-PR; Qualificado e habilitado no Método NIOSH by OCRA e SNOOK-CIRIELLO - Normas ISO 11228-1 e 11228-2 pela EPM - Itália. Qualificado e habilitado no Método Checklist OCRA; Ergocheck e Ergotacos pela Escola Ocra Brasiliana. É professor na graduação da UTFPR nos cursos superiores de Engenharia de Produção, Elétrica e Mecânica. Membro efetivo do Grupo de Profissionais de Segurança do Trabalho dos Campos Gerais. Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UTFPR - PG. Professor titular do Mestrado Profissional em Administração Pública-nível nacional PROFIAP. Atua como professor e engenheiro pesquisador no Laboratório de Ergonomia em Processos Produtivos e Segurança e Saúde do Trabalho ? LabErgo, onde desenvolve pesquisas nas áreas de Prevenção biomecânica de sobrecarga no setor de construção civil; Ergonomia, Segurança e Saúde do Trabalho em Processos e Sistemas Produtivos. Trabalha com gestão de projetos. Trabalhou como engenheiro civil por vários anos em expansão industrial, gerenciamento de obra civil, obras públicas federais como engenheiro de projetos público federal, fiscal de contrato público de obra federal, licitações federais, engenheiro de execução de obra pública federal, gerenciamento de obra pública do governo federal. 

Downloads

Publicado

2020-08-24

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)