Análise comparativa sobre a avaliação de desempenho modalidade 360° e a aplicada em uma universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.004.0012

Palavras-chave:

Avaliação de Desempenho;, Avaliação 360 graus;, UTFPR

Resumo

Este artigo objetiva apresentar um estudo entre o sistema atual de avaliação de desempenho adotada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a avaliação de desempenho 360 graus, averiguando se a avaliação moderna, como ferramenta de gestão, seria mais adequada do que o sistema atual de avaliação de desempenho no atendimento das demandas dos gestores e dos servidores da UTFPR, considerando as peculiaridades das categorias envolvidas no processo e suas atribuições dentro da instituição. Tal análise se deu por meio de um levantamento bibliográfico, pautado na pesquisa exploratória, a fim de conceituar e caracterizar as avaliações de desempenho em um cenário geral e, em especial, confrontar o método de avaliação 360 graus e o programa de avaliação de desempenho da instituição em questão, averiguando se a primeira, como ferramenta de gestão, seria mais adequada que o sistema atualmente adotado, no atendimento das demandas de seus gestores e servidores. Por fim, pode-se observar que modelo de avaliação de desempenho 360 graus trabalha de forma circular, ou seja, todos os envolvidos com a pessoa avaliada dão seu ponto de vista em relação ao desenvolvimento profissional daquele sujeito, enquanto que a metodologia utilizada pela UTFPR, apesar de grande parte dos envolvidos participarem do processo avaliativo, ainda estão fora deste círculo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leticia Calsavara de Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestrado em andamento em Administração Pública (PROFIAP/UTFPR). Especialização em Direito Empresarial (UEL) e Administração Pública com habilitação em Gestão de Pessoas (IFPR). Graduação em Secretariado Executivo (UEL). Atualmente é Secretária Executiva na UTFPR. Tem experiência na área de Administração Pública, com ênfase em Gestão de Pessoas. 

James Carlo Theodorovicz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestrado em andamento em Administração Pública (PROFIAP/UTFPR). Especialização em Administração Pública e Gerência de Cidades (Uninter). Graduação em Administração pelo Centro Universitário OPET. Atualmente é Administrador da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública

Abel Dionizio Azeredo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui formação em Física (bacharelado pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, mestrado e doutorado pelo Instituto de Física Teórica - IFT, da pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP) e em Direito (bacharelado pela Universidade Federal de Roraima - UFRR e especialização pela Escola de Magistratura do Paraná - EMAP). Possui ainda dois estágios de pós-doutoramento, um em Bioinformática pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP), realizado entre 2002 e 2003 e outro em Física Atômica e Molecular pelo Departamento de Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2008. Foi Professor de Magistério Superior da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras - FAFI, de União da Vitória/PR (1998-2005) e da Universidade Federal de Roraima - UFRR (2005-2011). Atualmente, desde 2011, é Professor do Departamento Acadêmico de Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Câmpus de Ponta Grossa e, desde fevereiro de 2019, Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional, PROFIAP/UTFPR. Foi coordenador do curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (FAFI) de União da Vitória/PR, entre 2004 e 2005, coordenador do curso de Licenciatura em Física da UFRR, entre 2006 e 2007, coordenador do Mestrado Acadêmico em Física da UFRR entre 2009 e 2011, coordenador da Área de Física da UTFPR em 2012 e, com a departamentalização do Câmpus de Ponta Grossa, primeiro Chefe do Departamento Acadêmico de Física. Atualmente ministra disciplinas de Física Experimental e Eletromagnetismo na Graduação e, na Pós-Graduação, as disciplinas de Direito Administrativo e Estado, Sociedade e Administração Pública. Desenvolve pesquisas nas áreas de Física, nos seguintes temas: Teorias de Gravitação com Derivadas de Ordem Superior com e sem termos Topológicos em D-dimensões e Física Atômica e Molecular - Espalhamento Quântico (Colisões elétron-moléculas); e, na área de Administração Pública, com enfoque no Direito Fundamental ao Desenvolvimento e Inovação Organizacional. Já trabalhou com Teoria Quântica de Campos, Análise e Processamento de Sinais e Imagens Digitais, Física Aplicada à Biologia, Sistemas de Equações de Reação e Difusão, Controle Quântico (Reconstrução de Pacotes de Onda em Mecânica Quântica) e Divulgação Científica. É parecerista ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e avaliador institucional e de cursos de graduação do INEP/SESu/MEC desde 2007. É advogado, inscrito na OAB/PR sob o Nº 70.970. 

Downloads

Publicado

2020-08-24