Comparative analysis of 360 ° performance evaluation and that applied at a university

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.004.0012

Keywords:

Performance Evaluation, 360 degree feedback, UTFPR

Abstract

This article is aimed at presenting a comparative study between the performance evaluation system that is currently adopted at the Federal Technological University of Paraná (UTFPR) and the 360 degree feedback methodology, investigating whether the modern evaluation, as a management tool, would be more adequate than the system current performance evaluation in meeting the demands of UTFPR managers and servers, considering the peculiarities of the categories involved in the process and their attributions within the institution. Such analysis took place through a bibliographic survey, based on exploratory research, in order to conceptualize and characterize performance evaluations in a general context and, in particular, confronting 360 degree feedback and the performance evaluation program of the mentioned institution, verifying whether the former, as a management tool, would be more appropriate than the current performance evaluation system in meeting the demands of both its managers and employees. Finally, it can be seen that the 360-degree feedback model works in a circular fashion, that is, everyone involved with the person being evaluated gives their point of view in relation to the professional development of that subject, while the methodology used by UTFPR, although most of those involved participate in the evaluation process, they are still outside this circle.

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Author Biographies

Leticia Calsavara de Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestrado em andamento em Administração Pública (PROFIAP/UTFPR). Especialização em Direito Empresarial (UEL) e Administração Pública com habilitação em Gestão de Pessoas (IFPR). Graduação em Secretariado Executivo (UEL). Atualmente é Secretária Executiva na UTFPR. Tem experiência na área de Administração Pública, com ênfase em Gestão de Pessoas. 

James Carlo Theodorovicz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestrado em andamento em Administração Pública (PROFIAP/UTFPR). Especialização em Administração Pública e Gerência de Cidades (Uninter). Graduação em Administração pelo Centro Universitário OPET. Atualmente é Administrador da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública

Abel Dionizio Azeredo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui formação em Física (bacharelado pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, mestrado e doutorado pelo Instituto de Física Teórica - IFT, da pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP) e em Direito (bacharelado pela Universidade Federal de Roraima - UFRR e especialização pela Escola de Magistratura do Paraná - EMAP). Possui ainda dois estágios de pós-doutoramento, um em Bioinformática pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP), realizado entre 2002 e 2003 e outro em Física Atômica e Molecular pelo Departamento de Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2008. Foi Professor de Magistério Superior da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras - FAFI, de União da Vitória/PR (1998-2005) e da Universidade Federal de Roraima - UFRR (2005-2011). Atualmente, desde 2011, é Professor do Departamento Acadêmico de Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Câmpus de Ponta Grossa e, desde fevereiro de 2019, Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional, PROFIAP/UTFPR. Foi coordenador do curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (FAFI) de União da Vitória/PR, entre 2004 e 2005, coordenador do curso de Licenciatura em Física da UFRR, entre 2006 e 2007, coordenador do Mestrado Acadêmico em Física da UFRR entre 2009 e 2011, coordenador da Área de Física da UTFPR em 2012 e, com a departamentalização do Câmpus de Ponta Grossa, primeiro Chefe do Departamento Acadêmico de Física. Atualmente ministra disciplinas de Física Experimental e Eletromagnetismo na Graduação e, na Pós-Graduação, as disciplinas de Direito Administrativo e Estado, Sociedade e Administração Pública. Desenvolve pesquisas nas áreas de Física, nos seguintes temas: Teorias de Gravitação com Derivadas de Ordem Superior com e sem termos Topológicos em D-dimensões e Física Atômica e Molecular - Espalhamento Quântico (Colisões elétron-moléculas); e, na área de Administração Pública, com enfoque no Direito Fundamental ao Desenvolvimento e Inovação Organizacional. Já trabalhou com Teoria Quântica de Campos, Análise e Processamento de Sinais e Imagens Digitais, Física Aplicada à Biologia, Sistemas de Equações de Reação e Difusão, Controle Quântico (Reconstrução de Pacotes de Onda em Mecânica Quântica) e Divulgação Científica. É parecerista ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e avaliador institucional e de cursos de graduação do INEP/SESu/MEC desde 2007. É advogado, inscrito na OAB/PR sob o Nº 70.970. 

Published

2020-08-24