Implantação do sistema eletrônico de informações em uma Universidade Pública Federal: percepção dos servidores da área de gestão de pessoas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.004.0015

Palavras-chave:

Gestão de Processos, Gestão de Pessoas, Sistema Eletrônico de Informações, Rotina de Trabalho

Resumo

A gestão de processos é de grande relevância e traz vários benefícios para todas as organizações, portanto, também vem sendo utilizada pelas instituições públicas para a melhoria dos seus serviços. Considerando que os atores envolvidos nestes processos têm papel fundamental para o sucesso que se espera de uma ferramenta de gestão, o presente artigo teve como objetivo analisar a percepção dos servidores da área de Gestão de Pessoas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) quanto à implantação de um novo sistema de gestão de processos, o SEI – Sistema Eletrônico de Informações. Para tanto, foi elaborado um questionário no modelo estruturado, composto por questões sociodemográficas, funcionais, e questões relacionadas ao sistema estudado, abordando temas como a capacitação para o seu uso, frequência de utilização, e quesitos para medir a percepção dos usuários quanto à nova ferramenta de trabalho, sendo aplicado na Reitoria e também nos 13 câmpus da UTFPR. Após a análise dos dados obtidos, constatou-se que apesar de ter representado significativas mudanças nas rotinas de trabalho dos setores investigados, a maioria dos servidores da área de gestão de pessoas aprova e apoia a utilização do Sistema Eletrônico de Informações, e que a sua implantação foi, portanto, benéfica para esta área.

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Biografia do Autor

Laís de Andrade Farias, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PROFIAP/UTFPR). Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2014). Atualmente é assistente em administração e atua como Coordenadora de Gestão de Recursos Humanos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos. 

Letícia Calsavara de Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestrado em andamento em Administração Pública (PROFIAP/UTFPR). Especialização em Direito Empresarial (UEL) e Administração Pública com habilitação em Gestão de Pessoas (IFPR). Graduação em Secretariado Executivo (UEL). Atualmente é Secretária Executiva na UTFPR. Tem experiência na área de Administração Pública, com ênfase em Gestão de Pessoas.

Jair de Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Administração de Empresas pela Fundação Faculdade de Ciencias e Letras de Cornélio Procópio (1992), atual Universidade Estadual do Norte do Paraná ? UENP, mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2003) e doutorado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: pequena empresa, trabalho do administrador, empreendedorismo, estratégia, planejamento estratégico e ciclo de vida organizacional.

Ariel Orlei Michaloski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

ENGENHEIRO PESQUISADOR: Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Mestre em Tecnologia e Desenvolvimento pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR; Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho - UTFPR; Especialização em Gerenciamento de Obras - UTFPR; Membro da International Ergonomics School of Ergonomics of Posture and Movement - EPM - Milano - Itália; Coordenador da Qualidade e Auditor Interno pela Deutsche Gesellschaft Für Qualität e V, DGQ, Alemanha/UTFPR; Gerenciamento Ambiental Empresarial pela Carl Duisberg Gesellschaft e V, CDG, Alemanha/UTFPR; Graduação em Engenharia Civil - Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG PR; Técnico em Edificações pelo CEFET-PR; Qualificado e habilitado no Método NIOSH by OCRA e SNOOK-CIRIELLO - Normas ISO 11228-1 e 11228-2 pela EPM - Itália. Qualificado e habilitado no Método Checklist OCRA; Ergocheck e Ergotacos pela Escola Ocra Brasiliana. É professor na graduação da UTFPR nos cursos superiores de Engenharia de Produção, Elétrica e Mecânica. Membro efetivo do Grupo de Profissionais de Segurança do Trabalho dos Campos Gerais. Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UTFPR - PG. Professor titular do Mestrado Profissional em Administração Pública-nível nacional PROFIAP. Atua como professor e engenheiro pesquisador no Laboratório de Ergonomia em Processos Produtivos e Segurança e Saúde do Trabalho ? LabErgo, onde desenvolve pesquisas nas áreas de Prevenção biomecânica de sobrecarga no setor de construção civil; Ergonomia, Segurança e Saúde do Trabalho em Processos e Sistemas Produtivos. Trabalha com gestão de projetos. Trabalhou como engenheiro civil por vários anos em expansão industrial, gerenciamento de obra civil, obras públicas federais como engenheiro de projetos público federal, fiscal de contrato público de obra federal, licitações federais, engenheiro de execução de obra pública federal, gerenciamento de obra pública do governo federal.

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Publicado

2020-08-24

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