Implantação do sistema eletrônico de informações em uma Universidade Pública Federal: percepção dos servidores da área de gestão de pessoas
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.004.0015Palavras-chave:
Gestão de Processos, Gestão de Pessoas, Sistema Eletrônico de Informações, Rotina de TrabalhoResumo
A gestão de processos é de grande relevância e traz vários benefícios para todas as organizações, portanto, também vem sendo utilizada pelas instituições públicas para a melhoria dos seus serviços. Considerando que os atores envolvidos nestes processos têm papel fundamental para o sucesso que se espera de uma ferramenta de gestão, o presente artigo teve como objetivo analisar a percepção dos servidores da área de Gestão de Pessoas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) quanto à implantação de um novo sistema de gestão de processos, o SEI – Sistema Eletrônico de Informações. Para tanto, foi elaborado um questionário no modelo estruturado, composto por questões sociodemográficas, funcionais, e questões relacionadas ao sistema estudado, abordando temas como a capacitação para o seu uso, frequência de utilização, e quesitos para medir a percepção dos usuários quanto à nova ferramenta de trabalho, sendo aplicado na Reitoria e também nos 13 câmpus da UTFPR. Após a análise dos dados obtidos, constatou-se que apesar de ter representado significativas mudanças nas rotinas de trabalho dos setores investigados, a maioria dos servidores da área de gestão de pessoas aprova e apoia a utilização do Sistema Eletrônico de Informações, e que a sua implantação foi, portanto, benéfica para esta área.
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