Análise comparativa sobre a avaliação de desempenho modalidade 360° e a aplicada em uma universidade
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.004.0012Palavras-chave:
Avaliação de Desempenho;, Avaliação 360 graus;, UTFPRResumo
Este artigo objetiva apresentar um estudo entre o sistema atual de avaliação de desempenho adotada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a avaliação de desempenho 360 graus, averiguando se a avaliação moderna, como ferramenta de gestão, seria mais adequada do que o sistema atual de avaliação de desempenho no atendimento das demandas dos gestores e dos servidores da UTFPR, considerando as peculiaridades das categorias envolvidas no processo e suas atribuições dentro da instituição. Tal análise se deu por meio de um levantamento bibliográfico, pautado na pesquisa exploratória, a fim de conceituar e caracterizar as avaliações de desempenho em um cenário geral e, em especial, confrontar o método de avaliação 360 graus e o programa de avaliação de desempenho da instituição em questão, averiguando se a primeira, como ferramenta de gestão, seria mais adequada que o sistema atualmente adotado, no atendimento das demandas de seus gestores e servidores. Por fim, pode-se observar que modelo de avaliação de desempenho 360 graus trabalha de forma circular, ou seja, todos os envolvidos com a pessoa avaliada dão seu ponto de vista em relação ao desenvolvimento profissional daquele sujeito, enquanto que a metodologia utilizada pela UTFPR, apesar de grande parte dos envolvidos participarem do processo avaliativo, ainda estão fora deste círculo.
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