Indicadores da NBC T 15: uma análise da adesão no balanço social da EPAMIG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.001.0024

Palavras-chave:

Balanço Social, Responsabilidade Social, Contabilidade, EPAMIG

Resumo

A preocupação da população com os aspectos sociais e ambientais nos últimos anos faz com que as empresas se adequem a apresentar informações contábeis exigidas pela legislação, além de demonstrarem informações sobre ações sociais e ambientais. Este estudo tem como objetivo principal analisar o nível de adesão dos indicadores da Norma Brasileira de Contabilidade NBC T 15 - Informações de Natureza Social e Ambiental, no balanço social da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG). Para atingir o objetivo foram analisados os balanços sociais da EPAMIG dos anos 2016 e 2017. Os demonstrativos foram extraídos do site da empresa, e solicitados via Lei de Acesso à Informação, sendo comparados com os indicadores da NBC T 15. O estudo se justifica pela importância da responsabilidade social e ambiental e da contabilidade como ferramenta na apresentação das informações aos interessados. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritiva com abordagem qualitativa, com dados obtidos a partir de análise bibliográfica e documental. Constatou-se que a EPAMIG apresenta informações acerca dos recursos humanos, sendo a maior adesão aos indicadores. Por sua vez, as informações sobre a interação com o ambiente externo e com o meio ambiente não apresentaram nenhum indicador proposto na norma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago de Moura, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estácio de Sá. Especialização em Contabilidade Pública e Lei de Responsabilidade Fiscal, Especialização em Administração Pública (ambas pela Universidade Cândido Mendes). Atualmente é contador da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência em Contabilidade Societária e Contabilidade Aplicada ao Setor Público e Orçamento Público. 

Amanda David Mamedes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestranda em Administração Pública pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Graduada em Administração pelo Centro Universitário Franciscano do Paraná (FAE) em 2012, com experiência na Administração Pública. Servidora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). 

Sergio Adelar Brun, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Humanas de Marechal Cândido Rondon (1990), graduação em Ciências Contábeis pela UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1995). É Mestre em Administração (2003) e Doutor em Administração (2013) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Professor Adjunto IV e Coordenador do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR/MD atuando como docente nos cursos de graduação em Engenharia de Produção, Engenharia de Alimentos e no Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP. 

Downloads

Publicado

2020-12-02