Evasão nas engenharias: um estudo a partir da visão dos acadêmicos de uma IFES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.002.0021

Palavras-chave:

Evasão, Ensino superior, Políticas de permanência estudantil, Cursos de engenharia

Resumo

Este trabalho tem como objetivo realizar um levantamento acerca dos principais fatores que contribuíram para a decisão de abandonar o curso de graduação em quatro cursos de Engenharia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Campo Mourão. Para isso, a pesquisa foi estruturada a partir de uma abordagem qualitativa, sendo elaborada na forma de uma pesquisa descritiva e pautada em um estudo de caso. A coleta de dados se deu a partir de documentos institucionais e da aplicação de questionários online aos estudantes evadidos dos cursos em análise. Com as informações coletadas junto aos sujeitos da pesquisa foi possível identificar os principais fatores que foram mais relevantes para a decisão de evadir desses alunos. Como resultados, observou-se que os fatores relacionados com as características individuais do estudante, em especial a descoberta de novos interesses profissionais, desencanto e desmotivação com o curso e escolha precoce da profissão, bem como fatores relacionados às dificuldades financeiras, falta de oportunidades de trabalho e dificuldade em conciliar o trabalho com os estudos, além de fatores relacionados ao currículo e à gestão dos cursos se apresentam como fatores bastante relevantes na decisão de evadir dos alunos participantes da pesquisa, evidenciando a importância de uma participação mais ativa das Instituições de Ensino Superior no monitoramento, controle e prevenção da evasão.

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Biografia do Autor

Sildemar Albertini da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui Mestrado em Administração Pública pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2022), Especilização em Administração Pública pelo UNICESUMAR - Centro Universitário de Maringá (2015) e  graduação em Administração pela Universidade Estadual do Paraná (2013). Atualmente é Assistente em Administração da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública.

Oséias Santos de Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2012). Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2007). Pós-graduado/Especialista em Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências e Letras Plíneo Augusto do Amaral - SP (1999) e Pós-Graduado/Especialista em Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2000). Pós-Graduado/Especialista em Gestão Pública Municipal - UFSM (2011). Licenciado em Letras Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (1997). Bacharel em Teologia pela Faculdade de Educação Teológica Logos - SP (2002). Professor Associado do Ensino Superior na UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - onde atuou como Assessor de Desenvolvimento Estratégico (Reitoria), Docente no Departamento de Educação - DEPED/Campus Curitiba e no Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/UTFPR/Curitiba). Superintendente Executivo na Secretaria Municipal da Educação de Curitiba/Paraná (Gestão 2017-2020 e Gestão 2021-2024). Pesquisador no Grupo de Pesquisa sobre Desenvolvimento Profissional Docente (UTFPR). Participante da Rede de Pesquisadores em Formação de Professores (RIPEFOR). Membro do Conselho Editorial Científico dos seguintes periódicos: Transmutare (Periódico Online do Departamento de Educação da UTFPR/Curitiba); Revista Revista Educação em Debate (UFC); Revista Triângulo (UFTM); Revista Perspectiva (UFSC); Revista UDZIWI (Universidade Pedagógica de Moçambique). Atuação na área de Educação, com ênfase em Administração Pública; Políticas Educacionais; Gestão Educacional; Gestão Escolar; Organização do Trabalho Pedagógico; Avaliação Institucional; TICs na Educação e Desenvolvimento Profissional Docente.

Publicado

2023-01-08