Aleitamento materno exclusivo até o 6º mês de vida de bebês: benefícios e dificuldades encontradas
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.003.0011Palavras-chave:
Leite materno, Desmame precoce, Amamentação exclusivaResumo
O presente estudo objetivou realizar uma análise da literatura existente atual quanto aos benéficos e dificuldades elencadas sobre o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida de bebês. Para tanto, realizou-se uma revisão integrativa da literatura, a partir da seleção de artigos por meio dos bancos de dados: Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Biblioteca Virtual NCBI/PubMed (National Center for Biotechnology Information), e LILACS - Bireme (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), com o ano de publicação entre 2014 e 2022. Os resultados obtidos da busca nas bases de dados consultadas resultaram em 111 artigos, onde 28 foram pré-selecionados, e posteriormente a leitura na íntegra, definiu-se 9 artigos para compor o estudo. Assim, pode se observar os benefícios da amamentação exclusiva, as dificuldades encontradas pelas mães e os fatores que levam ao desmame precoce. Concluindo que o aleitamento materno é uma prática insubstituível, sendo o leite materno um alimento completo necessário para o bom desenvolvimento de bebês e é um fator que também reflete diretamente na qualidade de vida da mãe. E desta forma, os profissionais da saúde, bem como os da enfermagem são fundamentais no incentivo a essa prática.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.