Assistência de enfermagem na atenção primária com ênfase na desnutrição infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.003.0019

Palavras-chave:

Desnutrição, Assistência, Saúde, Enfermagem

Resumo

Introdução: A desnutrição infantil pode ocorrer por fatores internos ou externos, levando em consideração que a criança está sob a tutela de família é importante discutir como a equipe de enfermagem interage com a família do paciente, e quais os primeiros indícios da desnutrição infantil. Objetivo: Discutir a atuação do enfermeiro na identificação, notificação e auxilio da família na desnutrição infantil. Material e Métodos: Revisão integrativa de literatura com suporte das seguintes bases de dados NCBI/PubMed (National Center for BiotechnologyInformation), SciELO (Scientific Eletronic Lirary Online), Google Acadêmico e Lilacs - Bireme (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde). Para delimitação dos conteúdos foram utilizados critérios de inclusão: artigos disponíveis na integra, em português e inglês, no período de 2015 a 2022 com acesso gratuito e que tivessem pertinência com tema. Resultados e discussão: A partir da análise de dez artigos selecionados, foi possível compreender a desnutrição infantil é uma problemática que precisa ser enfrentada pela equipe de saúde, sobretudo pelo enfermeiro enquanto profissional que detém mais contato com a criança durante seus primeiros anos de vida. Considerações finais: Desta forma, a desnutrição infantil é uma doença que requer enfrentamento estratégico, para que o direito e o acesso a saúde sejam de fato proporcionado a criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thadila Martins Vale, Faculdade Integrada Carajás

Possui ensino-medio-segundo-graupela escola estadual deuzuita(2016). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso. 

Tânia da Conceição Oliveira, Faculdade Integrada Carajás

Possui ensino-medio-segundo-graupela MONSENHOR AUGUSTO DIAS DE BRITO(2005). 

Camila Silva e Souza, Faculdade Integrada Carajás

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário de Anápolis- Unievangelica (2009). Especialização em Enfermagem Ginecológica e Obstetrícia, pela Faculdades Integradas de Cruzeiro - Faculdade FIC (2015) Mestre em Ciências e Meio Ambiente- UFPA (2018) . Atualmente é Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Integrada Carajás nas Disciplinas: Saúde Coletiva, Seminários, Educação em Saúde, Necessidades e Demandas em Saúde Publicas do Pará, Políticas Públicas de Saúde, Saúde da Mulher e ao Neonatal.Orientadora de TCC. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem e Medicina da Faculdade AFYA- FESAR. Professora do Curso de Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia do Instituto Antônio Carlos - INCAR.

Publicado

2023-01-04

Edição

Seção

Enfermagem Pediátrica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>