Diagnósticos e intervenções de enfermagem para pacientes hemodialisados com diagnóstico positivo para parasitas intestinais
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2020.003.0005Palabras clave:
Diálise renal, Parasitas intestinais, Diagnóstico de Enfermagem, Doença renalResumen
Pacientes portadores de insuficiência renal crônica apresentam alta sintomotalogia na presença de enteroparasitas, o que leva a uma piora do estado de saúde desses indivíduos. Por isso, é imprescindível a identificação e caracterização dessas infecções parasitárias, sobretudo o diagnóstico e acompanhamento dos pacientes. Considerando a importância dos diagnósticos de enfermagem para melhor direcionamento de cuidados que levam a melhora do estado de saúde do pacientes e considerando ainda que a presença de parasitas intestinais nestes, leva a um agravo dos sintomas e consequentemente piora o quadro de saúde e qualidade de vida, o presente estudo teve por objetivo traçar os principais diagnósticos de enfermagem (DE) e intervenções de enfermagem para pacientes hemodialisados com diagnóstico positivo e sintomáticos para parasitas intestinais. Trata-se de um estudo transversal, com amostra não probabilística, sendo a população formada por 53 indivíduos portadores de insuficiência renal crônica sob tratamento de hemodiálise, residentes no município de Cáceres/MT. Para análise descritiva foi utilizado frequência e o teste qui-quadrado de Pearson e para descrever os diagnósticos de enfermagem foi utilizado a taxonomia de Diagnósticos de Enfermagem da NANDA-I e para as intervenções de enfermagem a taxonomia de Classificação das Intervenções de Enfermagem – NIC. Todos os 53 participantes, apresentaram presença de pelo menos um sintoma, sendo os mais relatados: plenitude pós-prandial (58,5%), adinamia (58,5%), flatulência (50,9%), dor abdominal (39,6%), prurido e distensão abdominal (34%) e náuseas (24,5%). Para a sintomatologia referida pelos pacientes, foram detectados 11 DE classificados de acordo com a sua relevância: Motilidade gastrintestinal disfuncional; Mobilidade física prejudicada; Nutrição desequilibrada: menor do que as necessidades corporais; Dor aguda; Integridade da pele prejudicada; Náusea; Diarreia; Conforto prejudicado; Risco de desequilíbrio eletrolítico; Risco de infecção e Risco de choque. O DE deve ser realizado de maneira correta e com muita atenção, afim evitar perdas e negligências de informações importantes, que podem prejudicar o cuidado com o indivíduo. Por isso, a importância do processo de enfermagem aos pacientes hemodialisados com enteroparasitoses, pois resulta em uma melhor visualização da situação de saúde do indivíduo, se atentando para achados clínicos apresentados e realizando pedido de exame de fezes de rotina, para que assim possa reconhecer situações sugestiva de enteroparasitoses e poder intervir o mais rápido possível.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
La CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ Brasil: 11.221.422/0001-03) tendrá los derechos materiales de los trabajos publicados. Los derechos se refieren a la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Todos los trabajos publicados electrónicamente podrán posteriormente ser publicados en colecciones impresas bajo coordinación de esta empresa y / o sus socios. El (los) autores (as) conservan los derechos de autor, pero no están autorizados a publicar la contribución en otra medio, impreso o digital, en portugués o traducción.