A assistência de enfermagem diante de pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA): uma revisão da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2021.001.0004

Palavras-chave:

Transtorno do espectro autista, Assistência de enfermagem, Familiares

Resumo

Compreender as complicações e alterações que envolvem principalmente os cuidados que se deve ter com a criança portadora de autismo, contribui de forma positiva no cuidado e atenua implicações e sofrimentos ao núcleo familiar em especifico o cuidar. Neste contexto o profissional enfermeiro tem papel importante frente a este cuidado, uma vez que este profissional avalia e traça estratégias que possibilitem minimizar impactos negativos do autismo a estas famílias. Frente ao exposto a presente pesquisa teve como objetivo geral identificar como é realizada a assistência de enfermagem aos pacientes portadores de TEA e seus familiares de acordo com a literatura científica já publicada. A presente pesquisa trata-se de um estudo descritivo do tipo revisão bibliográfica integrativa nas bases de dados eletrônicas referente a assistência de enfermagem frente ao portador de TEA e seus familiares, publicados nos últimos 20 anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samira Hellen Greco Mendes Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

Acadêmica do curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade do Estado do Mato Grosso - UNEMAT

Amaly Vidal Aziz, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduanda em Enfermagem pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Membro da Equipe do Projeto RCP - Enfermagem Suporte Básico de Vida: Construindo saberes para salvar vidas na comunidade (2019-atual) e do Projeto Impactos do COVID-19 nos serviços de saúde de Cáceres (2020-atual).

Noely Machado Viera, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2013). Especialista em Gestão Estratégica na Área da Saúde - FAEL (2016). Especialista em Auditoria em Saúde - UNINTER (2019). Experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Hospitalar nos setores de Apartamento, Clinica Cirúrgica, Cirúrgica Ginecológica, Ginecologia e Obstetrícia. Atuando como Docente na Universidade do Estado de Mato Grosso, enquadramento celetista nas disciplinas de Semiologia e Semiotécnica I, Semiologia e Semiotécnica II, Saúde da Mulher, Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde do Idoso, Saúde do Adulto e Estágio Curricular II. Participante de projeto de extensão:Assistência de Enfermagem aos Portadores de Feridas atendidos no Ambulatório de Feridas do município de Cáceres. Palestrante pelo SESI (Serviço Social da Industria). Enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura Municipal de Cáceres, responsável pela Rede de Frio do Município (SMS). Preceptora do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Professora Tutora na Faculdades Integradas Norte do Paraná - UNOPAR. 

Mariana Lenina Menezes Aleixo, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Bacharel em Enfermagem (2005) e mestrado em Ciências Ambientais (2018) pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Atualmente é docente e pesquisadora da Universidade do Estado de Mato Grosso, atuando principalmente nos seguintes temas: Helicobacter pylori, atividade antibacteriana e antioxidante, mel e própolis, enfermagem em saúde do homem e saúde do adulto.

Bianca Teshima de Alencar, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT (2013), Mestra em Ciências Ambientais- UNEMAT na linha de saúde, com ênfase em parasitologia humana (2018). Docente na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), atuante na disciplina de assistência de enfermagem em saúde do Adulto, enquadramento professor auxiliar. Experiência profissional nos setores de: Hemodiálise, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, G.O, Ambulatório.

Downloads

Publicado

2020-11-05

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)