Prevalência de anemia relacionada a parasitas intestinais na população infantojuvenil no Brasil: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2023.002.0009Palavras-chave:
Anemia, Endoparasitose, CriançasResumo
A anemia causada por falta de ferro – anemia ferropriva – é a mais prevalente e avalia-se que em torno de 90% das anemias sejam por anemia ferropriva. Quando o parasita se aloja na parede duodenal do hospedeiro, o mesmo inicia o processo de sucção do sangue, e acaba acarretando pontos de hemorragia nas mucosas, além de absorver nutrientes o que muitas vezes pode gerar graves problemas anêmicos. Verificar através de revisão de literatura a prevalência de anemia ferropriva associada a doenças parasitárias em crianças e adolescentes de 0 a 15 anos de idade nos últimos 10 anos no Brasil. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, nas bases de dados eletrônicas em saúde indexadas no portal da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), e nas plataformas do Google Acadêmico e Periódico CAPES. Os artigos trouxeram dados quanto ao quadro anêmico das crianças, onde, o artigo 1 foi o único que não apresentou nenhuma criança anêmica, entretanto, houve 15% das crianças infectadas. Quanto às crianças anêmicas foi notório que dois artigos mostraram mais de 50% de infecção (artigos 2 e 7). Deste modo, é sugestivo de uma associação de anemia em decorrência de infecções parasitárias, o que traz a importância de uma boa higienização pessoal e dos alimentos consumidos, na tentativa de minimizar a transmissão dos parasitas. Deste modo torna-se essencial a intensificação de estratégias de educação em saúde, na orientação da necessidade de promover hábitos alimentares que incluem alimentos ricos em ferro, higiene adequada das mãos e dos alimentos para o público este público.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.