Prevalência de parasitas intestinais e fatores de risco em moradores da comunidade quilombola distrito Nossa Senhora Aparecida do Chumbo, Poconé, MT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2023.002.0004

Palavras-chave:

Perfil epidemiológico, Enteroparasitas, Saneamento, Comunidade remanescente, Mato Grosso

Resumo

Os enteroparasitas são prevalentes em populações vulneráveis que apresentam condições precárias de saneamento básico e higiene. O objetivo deste trabalho foi analisar a prevalência de parasitas intestinais e os fatores de riscos associados em moradores da comunidade quilombola Distrito Nossa Senhora Aparecida do Chumbo Poconé-MT. Foi utilizada a técnica de Hoffman em 114 amostras e aplicação de um questionário. Para análise descritiva foi realizado frequência absoluta e percentual para variáveis categóricas e medidas de tendência central e dispersão para variáveis quantitativas. Foi realizado o cálculo de prevalência para determinara a prevalência total e a prevalência por tipo de parasito. Na análise de proporção foi utilizado o teste Qui-Quadrado de Pearson e Teste Exato de Fisher quando os valores esperados foram <5. Para análise de associação foi realizado teste de regressão logística binária e o teste de multicolinearidade. A prevalência total foi de 75%, maior ocorrência por Blastocystis sp. Foi observado os fatores de risco, animal de estimação em casa (OR: 4,958; IC: 1,100-22,351; p=0,037), lavar as mãos às vezes antes do preparo da comida (OR; 5,939; IC: 0,941-37,46; p=0,05) e o maior número de cômodos por domicílio (OR: 1,667; IC: 1,058-2,627; p=0,02). Fatores de proteção, consumir água mineral (OR 0,084; IC: 0,019 – 0,366; p<0,001) e o menor o número de moradores por domicilio (OR: 0,641; IC: 0,433-0,950; p=0,027). Os nossos resultados evidenciam uma   necessidade de investimento em saneamento básico e hábitos saudáveis de higiene contra as infecções enteroparasitarias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Mineiro Targa, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduada em licenciatura plena em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT. Mestranda no programa de Ciencias Ambientais na Universidade do Estado de Mato Grosso,-UNEMAT- Campus/Cáceres-MT.

Lucas França de Barros, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, vinculado a Faculdade de Ciências Agrárias e Biológicas. Mestrando em Ciências Ambientais - PPGCA - Cáceres. Atuante em projetos da área de parasitologia animal e humana. Atuo principalmente nos seguintes temas: enteroparasita, saneamento básico, saúde e educação.

Shaiana Vilella Hartwig, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2007), segunda graduação em licenciatura plena em Ciências Biológicas pela ISEED (2020). Especialista em Urgência e Emergência em Enfermagem pelo Institucional Mato Grosso de Pós-Graduação (2008), Nefrologia em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (2012), Enfermagem do Trabalho e Gestão em Segurança do Trabalho pela Facuminas (2022) e Educação a distância e Docência no Ensino Superior pela Facuminas (2022). Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2017). Doutora em Ciências Ambientais na Universidade do Estado de Mato Grosso (2019), com pesquisa sobre a pressão arterial dos pacientes em hemodiálise e as variações meteorológicas. Tem experiência na área de enfermagem (assistencial e gestão) em nefrologia, em unidade de terapia intensiva e centro cirúrgico. Atualmente atua como docente do ensino superior em enfermagem na UNEMAT.

Antonio Francisco Malheiros, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (1992) e mestre em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA (2000). Doutor em Parasitologia pelo Programa Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro do Instituto de Ciências Biomédicas da USP (2012). Professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, vinculado a Faculdade de Ciências Agrárias e Biológicas, atuando nas disciplinas de Parasitologia e Parasitologia Humana, respectivamente, nos cursos de Biologia e Enfermagem. Docente permanente do Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Ciências Ambientais da UNEMAT. Tem experiência na área da Parasitologia, atuando principalmente nas ações de vigilância em saúde; eco epidemiologia dos agentes parasitários oriundos de seres humanos, animais domésticos e silvestres; diagnóstico coprológico de enteroparasitas (Helmintos e Protozoários); caracterização molecular de enteroprotozários (Blastocystis spp., Entamoeba spp., Giardia intestinalis entre outros); saúde pública; educação, saúde e ambiente; saúde ambiental; educação e saúde de comunidades tradicionais e povos indígenas.

Publicado

2023-06-19

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)