Atenção farmacêutica e os riscos da polifarmácia em idosos: uma revisão integrativa de literatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.001.0030

Palabras clave:

Idoso, Polifarmácia, Atenção Farmacêutica

Resumen

O uso de medicamentos constitui-se hoje uma epidemia entre idosos, cuja ocorrência tem como cenário o aumento exponencial da prevalência de doenças crônicas e das sequelas que acompanham o avançar da idade. Estudos têm mostrado que a intervenção farmacêutica por meio de ações educativas e orientações sobre o regime terapêutico traz benefícios à saúde do paciente e ao processo de promoção da saúde. Investigar a eficiência da atenção farmacêutica em relação aos potenciais riscos da polifarmácia em idosos. A busca de estudos realizou-se nas bases de dados NCBI/PubMed (National Center for Biotechnology Information), SciELO (Scientific Eletronic Lirary Online), GGA (Geriatrics, Gerontology and Aging) e Lilacs - Bireme (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde). Estabeleceram-se os seguintes critérios de inclusão: artigos disponíveis na integra, em português e inglês, no período de 2000 a 2021 com acesso gratuito e que tivessem afinidade com a temática. Ao final, foram incluídos 15 estudos para integrar este artigo de revisão. A partir desses estudos ressaltamos a multiplicidade de doenças e de fármacos associada a alterações relacionadas ao envelhecimento, desencadeando graves interações medicamentosas e reações adversas nos idosos. Os erros relacionados a medicamentos são um problema de saúde pública, é preciso a conscientização de que o profissional farmacêutico é um agente da saúde, responsável por ofertar orientações técnicas de confiança sobre medicamentos, baseado no amplo conhecimento dessa classe de profissionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Lucia dos Santos Noleto, Faculdades Integradas Carajás

Possui ensino-medio-segundo-graupela MARIA BENTA OLIVEIRA DE SOUZA(2016). 

Jose Douglas da Gama Melo, Faculdades Integradas Carajás

Possui graduação em AGRONOMIA pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1998), graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2008), mestrado em Ciência e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Pará (2014) e doutorado em Química pela Universidade Federal do Pará (2019). Atualmente é programa de pós graduação em ciência e meio a da Universidade Federal do Pará, funcionário da escola estadual deuzuita pereira de queiroz, magistério - Faculdades Integradas Carajás, funcionario da FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZONIA REUNIDA, funcionário publico da Universidade do Estado do Pará e professor adjunto da Universidade do Estado do Pará. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Ciência e Tecnologia de Alimentos, atuando principalmente no seguinte tema: carnes, qualidade e praticantes de exercícios físi. 

Maria da Paz Dias Costa Moura, Faculdades Integradas Carajás

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Estadual Presidente Costa e Silva(1996). 

Carolinne de Oliveira Marquez, Faculdades Integradas Carajás

Possui graduação em Farmácia pelo Centro Universitário do Triângulo (2009). MBA em Gestão Farmacêutica pela UNOESTE. Atualmente é professora - Faculdades Integradas Carajás. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia.

Publicado

2021-09-28

Artículos más leídos del mismo autor/a