Controle e consumo de psicofármacos e a atuação do farmacêutico: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.003.0003

Palavras-chave:

Psicofármacos, Assistência Farmacêutica, Uso racional

Resumo

Os psicofármacos são medicamentos considerados agentes químicos, e quando em contato com o organismo humano tem capacidade de interferir no comportamento, no humor e até mesmo na consciência do paciente, em decorrência dessas alterações torna-se necessário que o farmacêutico contribua para o uso consciente desses fármacos através de acompanhamento na drogaria em seus consultórios. Desta forma, o objetivo deste trabalho é analisar o controle e consumo de psicofármacos na atuação do farmacêutico clínico. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com aplicação dos métodos analítico e qualitativo de pesquisa. Foram analisados artigos entre os anos de 2014-2022, nos quais houve a análise de 10 artigos tratando sobre a temática do trabalho. Os farmacêuticos, com base em sua extensa formação profissional, são conduzidos a compreender as diversas áreas de atuação e trabalhar em questões clínicas através do conhecimento obtido. Desta forma, o farmacêutico é um profissional que pode auxiliar o paciente na utilização de psicofármacos. Desta forma, é possível compreender o papel do farmacêutico clínico na atenção ao paciente para a promoção do uso racional de medicamentos, de modo a se investir mais na humanização das farmácias para que se tornem referência em cuidados com o paciente e com os medicamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jhuly Carla Silva Maciel, Faculdade Integrada Carajás

Possui graduação em Farmácia pelo Centro Universitário do Triângulo (2009). MBA em Gestão Farmacêutica pela UNOESTE. Atualmente é professora - Faculdades Integradas Carajás. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia.

Juliano Cezar Alexandre Costa, Faculdade Integrada Carajás

Possui graduação em Farmácia pela Faculdades Integradas Carajás(2022).

Carolinne de Oliveira Marquez, Faculdade Integrada Carajás

Possui graduação em Farmácia pelo Centro Universitário do Triângulo (2009). MBA em Gestão Farmacêutica pela UNOESTE. Atualmente é professora - Faculdades Integradas Carajás. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia.

Publicado

2023-01-04

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)