Interações medicamentosas no uso abusivo de anti-inflamatórios e seu impacto na saúde dos idosos
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.001.0032Palavras-chave:
Interação medicamentosa, Idoso, Farmacoterapia, Anti-inflamatórioResumo
O farmacêutico desempenha um papel importante na orientação para o uso correto dos medicamentos, os idosos são pacientes extremamente metódicos e que tendem a seguir conselhos de quaisquer pessoas, exceto os profissionais da saúde, neste cenário o farmacêutico é o principal profissional capacitado e disponível para conscientizar esses indvíduos sobre a possibilidade de interação medicamentosa. Analisar a ocorrência das interações medicamentosas com anti-inflamatórios em pacientes idosos. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, as bases de dados utilizadas são: NCBI/PubMed (National Center for Biotechnology Information), SciELO (Scientific Eletronic Library Online), Google Acadêmico e Lilacs - Bireme (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde). Para delimitação dos conteúdos foram utilizados critérios de inclusão: artigos disponíveis na íntegra, em português, publicados no período de 2014 a 2021 com acesso gratuito e que tratem sobre o tema. Entre os nove artigos apresentados a atuação do farmacêutico está relacionada ao comportamento de dispensar os medicamentos, e desempenha um papel importante na orientação das pessoas para o uso correto dos medicamentos. Os idosos fazem utilização dos medicamentos por vezes em dosagens maiores do que a indicada pelo fato de necessitarem alívio imediato da dor, por isso a atenção farmacêutica é necessária. Conclui-se que o farmacêutico é profissional capacitado a orientar o idoso na utilização adequada dos anti-inflamatórios, de modo a prevenir da deterioração renal.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.