Interações medicamentosas no uso abusivo de anti-inflamatórios e seu impacto na saúde dos idosos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.001.0032

Palavras-chave:

Interação medicamentosa, Idoso, Farmacoterapia, Anti-inflamatório

Resumo

O farmacêutico desempenha um papel importante na orientação para o uso correto dos medicamentos, os idosos são pacientes extremamente metódicos e que tendem a seguir conselhos de quaisquer pessoas, exceto os profissionais da saúde, neste cenário o farmacêutico é o principal profissional capacitado e disponível para conscientizar esses indvíduos sobre a possibilidade de interação medicamentosa. Analisar a ocorrência das interações medicamentosas com anti-inflamatórios em pacientes idosos. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, as bases de dados utilizadas são: NCBI/PubMed (National Center for Biotechnology Information), SciELO (Scientific Eletronic Library Online), Google Acadêmico e Lilacs - Bireme (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde). Para delimitação dos conteúdos foram utilizados critérios de inclusão: artigos disponíveis na íntegra, em português, publicados no período de 2014 a 2021 com acesso gratuito e que tratem sobre o tema. Entre os nove artigos apresentados a atuação do farmacêutico está relacionada ao comportamento de dispensar os medicamentos, e desempenha um papel importante na orientação das pessoas para o uso correto dos medicamentos. Os idosos fazem utilização dos medicamentos por vezes em dosagens maiores do que a indicada pelo fato de necessitarem alívio imediato da dor, por isso a atenção farmacêutica é necessária. Conclui-se que o farmacêutico é profissional capacitado a orientar o idoso na utilização adequada dos anti-inflamatórios, de modo a prevenir da deterioração renal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolinne de Oliveira Marquez, Faculdade Integrada Carajás

Possui graduação em Farmácia pelo Centro Universitário do Triângulo (2009). MBA em Gestão Farmacêutica pela UNOESTE. Atualmente é professora - Faculdades Integradas Carajás. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia.

Kézia Vitória Pereira Serafim, Faculdade Integrada Carajás

Quase 1 ano de experiência como secretaria de advogados. Cursando o 1 ano do Ensino superior, faculdade de Farmácia no período noturno. Conheço o nível médio de informatica, Tenho curso de Marketing pessoal, Técnicas em vendas, Introdução a práticas Administrativas no período e 21/11/2015 a 02/04/2016 com carga horária de 28 horas na Microlins.

Publicado

2021-11-11

Edição

Seção

Assistência Farmacêutica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)