Interações medicamentosas no uso abusivo de anti-inflamatórios e seu impacto na saúde dos idosos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.001.0032

Palabras clave:

Interação medicamentosa, Idoso, Farmacoterapia, Anti-inflamatório

Resumen

O farmacêutico desempenha um papel importante na orientação para o uso correto dos medicamentos, os idosos são pacientes extremamente metódicos e que tendem a seguir conselhos de quaisquer pessoas, exceto os profissionais da saúde, neste cenário o farmacêutico é o principal profissional capacitado e disponível para conscientizar esses indvíduos sobre a possibilidade de interação medicamentosa. Analisar a ocorrência das interações medicamentosas com anti-inflamatórios em pacientes idosos. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, as bases de dados utilizadas são: NCBI/PubMed (National Center for Biotechnology Information), SciELO (Scientific Eletronic Library Online), Google Acadêmico e Lilacs - Bireme (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde). Para delimitação dos conteúdos foram utilizados critérios de inclusão: artigos disponíveis na íntegra, em português, publicados no período de 2014 a 2021 com acesso gratuito e que tratem sobre o tema. Entre os nove artigos apresentados a atuação do farmacêutico está relacionada ao comportamento de dispensar os medicamentos, e desempenha um papel importante na orientação das pessoas para o uso correto dos medicamentos. Os idosos fazem utilização dos medicamentos por vezes em dosagens maiores do que a indicada pelo fato de necessitarem alívio imediato da dor, por isso a atenção farmacêutica é necessária. Conclui-se que o farmacêutico é profissional capacitado a orientar o idoso na utilização adequada dos anti-inflamatórios, de modo a prevenir da deterioração renal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carolinne de Oliveira Marquez, Faculdade Integrada Carajás

Possui graduação em Farmácia pelo Centro Universitário do Triângulo (2009). MBA em Gestão Farmacêutica pela UNOESTE. Atualmente é professora - Faculdades Integradas Carajás. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia.

Kézia Vitória Pereira Serafim, Faculdade Integrada Carajás

Quase 1 ano de experiência como secretaria de advogados. Cursando o 1 ano do Ensino superior, faculdade de Farmácia no período noturno. Conheço o nível médio de informatica, Tenho curso de Marketing pessoal, Técnicas em vendas, Introdução a práticas Administrativas no período e 21/11/2015 a 02/04/2016 com carga horária de 28 horas na Microlins.

Publicado

2021-11-11

Artículos más leídos del mismo autor/a