Desafios dos profissionais da saúde na linha de enfretamento à pandemia de Covid-19: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.001.0029

Palavras-chave:

Covid-19, Profissionais de Saúde, Saúde Mental

Resumo

Com a contextualização do avanço da pandemia no país, observa-se a importância de estudos e leituras sobre o tema, uma vez que, é fator preocupante na sociedade, pois o vírus tem em sua estrutura genética a evolução. A população, desde março de 2020, vem apresentando mudanças na rotina diária, na qual o afastamento e os protocolos de segurança tomaram lugar dentro dos lares, repartição pública e comércios, em que vem adaptando as medidas e devido ao agravamento dos casos. Compreender a realidade dos profissionais da saúde que estão na linha de frente para atendimento das pessoas contaminadas com covid-19, desde os pacientes assintomáticos até mesmo, os pacientes com doenças crônicas que precisam de assistência restrita. Este estudo é uma revisão de literatura baseada em artigos publicados até julho de 2021. A busca de estudos realizou-se nas bases de dados NCBI/PubMed (National Center for Biotechnology Information), SciELO (Scientific Eletronic Lirary Online), e Lilacs - Bireme (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) com os seguintes descritores: ‘Covid-19’, ‘profissionais da saúde’, ‘saúde mental’, ‘pandemia’, ‘condições de trabalho’ e ‘serviços de saúde’ e seus respectivos correspondentes em inglês. Ao final, foram incluídos 16 estudos para integrar este artigo de revisão. A partir desses estudos ressaltamos constante, o desafio que esses profissionais vêm deparando no cotidiano, tendo a concepção de salvamento de vidas a qualquer circunstância e ao mesmo tempo precisam manter firmes na para não perder a fé e esperança depois de uma longa jornada expressiva de trabalho, onde a morte de pacientes representa algo rotineiro. A sociedade precisa rever ações e conceitos em relação a esses profissionais, um olhar mais reflexivo e humanístico pelo profissionalismo da equipe da saúde. São necessárias estratégias para manutenção da saúde mental e física desses profissionais, a fim de reduzir impactos negativos, uma vez que as pessoas precisarão se readaptar e lidar com as transformações emocionais, sociais e econômicas advindas dessa pandemia. Ressaltamos também, a necessidade de estudos sobre o impacto da Covid-19 no futuro, para que surjam estratégias eficazes e assertivas no campo da saúde pública e coletiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiany Lino Arrais, Faculdade Integrada Carajás

Possui ensino-medio-segundo-graupela escola estadual catete pinheiro(2005). Atualmente é auxiliar de laboratorio de analises clinicas do laboratorio pires. 

Carolinne de Oliveira Marquez, Faculdade Integrada Carajás

Possui graduação em Farmácia pelo Centro Universitário do Triângulo (2009). MBA em Gestão Farmacêutica pela UNOESTE. Atualmente é professora - Faculdades Integradas Carajás. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia.

Publicado

2021-09-28

Edição

Seção

Assistência Farmacêutica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)