Desafios dos profissionais da saúde na linha de enfretamento à pandemia de Covid-19: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.001.0029Palavras-chave:
Covid-19, Profissionais de Saúde, Saúde MentalResumo
Com a contextualização do avanço da pandemia no país, observa-se a importância de estudos e leituras sobre o tema, uma vez que, é fator preocupante na sociedade, pois o vírus tem em sua estrutura genética a evolução. A população, desde março de 2020, vem apresentando mudanças na rotina diária, na qual o afastamento e os protocolos de segurança tomaram lugar dentro dos lares, repartição pública e comércios, em que vem adaptando as medidas e devido ao agravamento dos casos. Compreender a realidade dos profissionais da saúde que estão na linha de frente para atendimento das pessoas contaminadas com covid-19, desde os pacientes assintomáticos até mesmo, os pacientes com doenças crônicas que precisam de assistência restrita. Este estudo é uma revisão de literatura baseada em artigos publicados até julho de 2021. A busca de estudos realizou-se nas bases de dados NCBI/PubMed (National Center for Biotechnology Information), SciELO (Scientific Eletronic Lirary Online), e Lilacs - Bireme (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) com os seguintes descritores: ‘Covid-19’, ‘profissionais da saúde’, ‘saúde mental’, ‘pandemia’, ‘condições de trabalho’ e ‘serviços de saúde’ e seus respectivos correspondentes em inglês. Ao final, foram incluídos 16 estudos para integrar este artigo de revisão. A partir desses estudos ressaltamos constante, o desafio que esses profissionais vêm deparando no cotidiano, tendo a concepção de salvamento de vidas a qualquer circunstância e ao mesmo tempo precisam manter firmes na para não perder a fé e esperança depois de uma longa jornada expressiva de trabalho, onde a morte de pacientes representa algo rotineiro. A sociedade precisa rever ações e conceitos em relação a esses profissionais, um olhar mais reflexivo e humanístico pelo profissionalismo da equipe da saúde. São necessárias estratégias para manutenção da saúde mental e física desses profissionais, a fim de reduzir impactos negativos, uma vez que as pessoas precisarão se readaptar e lidar com as transformações emocionais, sociais e econômicas advindas dessa pandemia. Ressaltamos também, a necessidade de estudos sobre o impacto da Covid-19 no futuro, para que surjam estratégias eficazes e assertivas no campo da saúde pública e coletiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.