Interação entre antibióticos e anticoncepcionais no organismo feminino
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.001.0006Palavras-chave:
Contraceptivos orais, Antibióticos, Interações medicamentosas, FármacosResumo
Os anticoncepcionais tornaram medicamentos de uso continuo visando à prevenção à concepção e conhecer seus efeitos e interações medicamentosas é extremamente relevante, neste trabalho trata-se da interação entre antibióticos e anticoncepcionais, visando demonstrar para a sociedade acadêmica e para mulheres a existência de interação com efeito danoso ao organismo feminino. Analisar as interações medicamentosas de anticoncepções com antibióticos, com foco no alerta para as mulheres sobre os riscos de efeitos colaterais, bem como a possibilidade de potencialização ou inibição dos anticoncepcionais. Para construção do trabalho utilizou-se as seguintes bases de dados Google Acadêmico, MDSaúde, PubMed, SciELO (Scientific Eletronic Lirary Online) e Lilacs - Bireme (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde). E ainda, foram aplicados seguintes critérios de inclusão: artigos disponíveis na integra, em português, inglês e espanhol, no período de 2011 a 2021 com acesso gratuito e que tivessem afinidade com a temática. Foram discutidos 15 estudos de modo a fundamentar esta revisão integrativa. A partir desses estudos compreendeu-se que uma classe de antibióticos apresenta efeitos colaterais quando há uma interação com anticoncepcionais e que as mulheres não têm conhecimento desta interação, desencadeando assim concepções não desejadas, e ainda, potencialização dos medicamentos. Os contraceptivos vêm perdendo sua eficácia em meio a esta associação de fármacos, de modo que a ponderação sobre a existência destas interações frente às classes de fármacos antibióticos é uma das contribuições que o profissional farmacêutico na farmácia de balcão pode contribuir para conscientizar a mulher na compra dos medicamentos sobre a possibilidade de interação, levando em consideração a falta de conhecimento prévio das mulheres das reações adversas possíveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.