Toxicidade do benzeno em frentistas de postos revendedores de combustíveis
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.001.0007Palavras-chave:
Intoxicação, Benzeno, ToxicologiaResumo
Hidrocarboneto é uma substância utilizada em diversos processos ocupacionais, como em indústrias petroquímicas, borracharias, siderúrgicas e locais de abastecimento de combustíveis, conhecido cientificamente como Benzeno. A população mais exposta se refere aos trabalhadores que atuam diretamente com o produto, que em decorrência da exposição sofrem efeitos colaterais extremamente prejudiciais à saúde. Identificar as alterações crônicas e agudas das intoxicações e alterações em nível de DNA causadas pelo Benzeno. Trata-se de uma revisão bibliográfica, pautada em artigos publicados nas últimas duas décadas, encontrados nas bases de dados Google Acadêmico, Scielo e Lilacs, selecionada de acordo com sua relevância para os objetivos traçados. Foram discutidos 11 materiais de apoio para fundamentar a pesquisa, os quais confirmam que ao longo da exposição, trabalhadores podem apresentar desenvolvimento de leucemias e mostraram que as células brancas tendem a ser as mais afetadas á longo prazo. Torna-se importante uma avaliação periódica da saúde dos trabalhadores e uma análise dos possíveis tratamentos farmacológicos para manutenção da saúde do funcionário evitando a intoxicação, ou no caso de não ser possível evitá-la dar início ao seu tratamento da forma mais rápida possível.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.