Automedicação entre universitários da área da saúde no interior do Tocantins

Autores/as

  • Daniele Rodrigues dos Santos Andrade Faculdade Guaraí
  • Jordana Cardoso dos Santos Faculdade Guaraí
  • Giullia Bianca Ferraciolli do Couto Faculdade Guaraí
  • Juliane Marcelino dos Santos Faculdade Guaraí
  • Reobbe Aguiar Pereira Faculdade Guaraí
  • Adriana Keila Dias Faculdade Guaraí
  • Glaucya Wanderley Santos Markus Faculdade Guaraí
  • Karla Camila Correia da Silva Faculdade Guaraí

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2021.003.0014

Palabras clave:

Acadêmicos, Medicamentos, Saúde, Riscos

Resumen

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) conceitua a automedicação como uso indiscriminado de medicações sem a prescrição, orientação e acompanhamento de um profissional da área da saúde (médico ou dentista). O ato de se automedicar entre os acadêmicos da área da saúde é considerado bastante comum nas instituições de ensino superior. Tem como objetivo em identificar os fatores associados e a prevalência ligada à automedicação em estudantes de uma instituição de ensino superior da área da saúde no interior do Tocantins. Este estudo é uma pesquisa de campo, transversal com análise quantitativa, seleção de amostra por meio randomizado. A pesquisa foi realizada com os acadêmicos de Enfermagem, Biomedicina e Fisioterapia matriculados no Instituto Educacional Santa Catarina – IESC – Faculdade Guaraí – FAG, no Tocantins, através de um questionário virtual contendo 20 questões. A pesquisa é composta por 198 universitários, sendo o gênero feminino predominante (86%). Ao analisar a prática 42% dos pesquisados afirmam que se automedicam com certa frequência, sendo que 70% dos estudantes procuram informações sobre os medicamentos antes de se automedicarem, as informações são obtidas em sua maioria na internet. A classe farmacológica mais utilizada foram as vitaminas, com 95%. Para 45% a automedicação foi influenciada pelo seu conhecimento sobre os medicamentos por ser estudante da área da saúde. A pesquisa demonstra a importância do tema, promover ações nas instituições de ensino que visam a percepção dos acadêmicos em relação à automedicação e o papel como profissional da saúde a não realização de tal prática.

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Biografía del autor/a

Jordana Cardoso dos Santos, Faculdade Guaraí

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres(2014). Atualmente é Agente de Vigilância em Saúde da Prefeitura Municipal de Guarai. Tem experiência na área de Enfermagem.

Giullia Bianca Ferraciolli do Couto, Faculdade Guaraí

Mestre em bioengenharia em foco em saúde - Universidade Brasil. Pós-graduação em gestão em saúde e administração hospitalar- ITOP (2014). Graduada em enfermagem -Instituto Educacional Santa Catarina/ Faculdade Guaraí - iesc/fag (2013). Coordenação do curso de enfermagem do iesc/fag (2020). Docente para o curso de enfermagem no iesc/fag (2015).

Juliane Marcelino dos Santos, Faculdade Guaraí

Pós-graduada em Gestão em Saúde e Administração Hospitalar - Faculdade ITOP (2019). Possui graduação em Enfermagem - Instituição Educacional Santa Catarina-Faculdade Guaraí (2016). Professora no Instituto Educacional Santa Catarina - IESC (2020).

Adriana Keila Dias, Faculdade Guaraí

Mestra em Ciências Ambientais pela Universidade Brasil. Doudoranda em Engemharia Biomédica pela Universidade Brasil. Bolsista da CAPES. Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Luterana do Brasil ULBRA-Palmas-TO (2005). Especialização em UTI Adulto pela Universidade Catolica de Goiás. Especialização em Saúde da Família pela faculdade Unileya. Especializando em Saúde Mental e Gerontologia gia pela Faculdade Faveny. Atualmente é docente do curso de Enfermagem do Instituto Educacional Santa Catarina-Faculdade Guaraí FAG- IESC. Lotada na Secretaria Estadual da Saúde - SES-DF medicina interna.

Glaucya Wanderley Santos Markus, Faculdade Guaraí

Mestre em Bioengenharia Foco em Saúde - Universidade Brasil. Possui Graduação em enfermagem pela Universidade Luterana do Brasil Ulbra (2007), Especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde Coletiva e da Família - Itop (2009), Especialista em cuidado pré-natal pela Escola Paulista de Enfermagem- UNIFESP (2012), Especialista em Docência do Ensino Superior (2013)- Residência e Harmonização Orofacial- Docente para o curso de enfermagem no IESC/FAG (2012), Membro suplente do núcleo docente estruturante do curso de enfermagem do IESC/FAG. Tem experiência na área de Obstetrícia e Ginecologia e em pesquisa de área básica envolvendo Pré-natal, climatério e menopausa.

Karla Camila Correia da Silva, Faculdade Guaraí

Mestre em Bioengenharia com Ênfase na Saúde pela Universidade Brasil (2018-2020). Pós graduada em Fisioterapia Neurofuncional pela Faculdade Metropolitana (2020-2021); Pós - graduada em Fisioterapia Cardiopulmonar e Terapia Intensiva pela Faculdade São Marcos e entidade CEAFi (2007 - 2008). Graduada em FISIOTERAPIA pela Universidade de Gurupi (2002 - 2006). Atua como docente e supervisora de estágio do curso de fisioterapia. Conceituada em Metodologias Ativas. Realiza atendimentos na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Cardiorrespiratória, Geriátrica e Neurofuncional na cidade de Palmas - TO.

Publicado

2021-06-22

Número

Sección

Enfermagem em Saúde Pública

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