Assistência de enfermagem à mulher no climatério e menopausa: estratégia de inclusão na rotina das unidades básicas de saúde
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2021.003.0011Palavras-chave:
Climatério, Menopausa, Enfermagem, Saúde da mulherResumo
A contagem da menopausa é realizada a partir da última ocorrência da menstruação até os 12 meses seguintes. Neste período as mulheres apresentam alterações hormonais como: falta de desejo sexual e de libido, calores e sudorese excessiva e baixa autoestima, cefaleia, menstruações irregulares e com maior fluxo, caracterizando, assim, o climatério. O presente estudo tem como objetivo expor o valor do enfermeiro no atendimento à população feminina no climatério e menopausa. Para tal, foi feita uma pesquisa descritiva, quantitativa e qualitativa, tendo como principal fonte de pesquisa uma revisão de literatura. Foram utilizados trabalhos científicos em português, inglês e espanhol sendo selecionados trinta artigos já publicados entre os anos de 2015 a 2020, cujas as bases de dados foram LILACS, SCIELO, MEDILINE utilizando os seguintes descritores: climatério; menopausa. Embora seja um assunto muito falado, o climatério e menopausa é um tabu na sociedade, onde as mulheres desconhecem os sinais e sintomas, tratamento e como melhorar sua saúde. Desta maneira, é sugerido o debate do assunto no eixo acadêmico, como a implantações dos programas para a socialização entre mulheres na mesma faixa etária, o incentivo de troca de experiência através de roda de conversas, e o desenvolvimento das políticas públicas que incentivem a atenção primaria a oferecerem um atendimento individualizado e holístico as essas mulheres. Sendo assim, o que grande parte dos estudos analisados nesse trabalho traz são reflexões quanto à importância da assistência de enfermagem a mulher no período do climatério e menopausa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.