O enfermeiro frente ao paciente portador de insuficiência renal crônica

Autores

  • Adriana Keila Dias Faculdade Guaraí
  • Reobbe Aguiar Pereira Faculdade Guaraí

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2018.001.0004

Palavras-chave:

Enfermeiro, Insuficiência Renal Crônica, Tratamento

Resumo

A Insuficiência Renal Crônica pode ser vista como um problema de saúde pública a nível mundial, isso se dá devido as suas elevadas taxas de incidência e prevalências, além do risco de morte. No Brasil, as taxas são altas e vem aumentado progressivamente, com tratamentos que apresentam elevados custos. Independente da causa da insuficiência, as complicações advindas dela comprometem ainda mais a qualidade de vida do paciente, gerando limitações, dependência, sentimentos frustrantes e sinais e sintomas indesejáveis. Entretanto, há que se fazer menção aos tipos de tratamentos existentes como diálise, hemodiálise e transplante renal, que por sua vez devolvem ao doente a esperança da melhoria da sua condição de saúde distanciando a ocorrência de desfechos indesejados. Prevenir é a melhor conduta, através de hábitos de vida saudáveis. A enfermagem possui papel fundamental, estimulando ações preventivas, prestando assistência ambulatorial, hospitalar e domiciliar ao indivíduo com a doença já instalada e a sua família por meio de procedimentos e educação em saúde, além de participar do desenvolvimento de protocolos em saúde voltados para essa classe de enfermidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Keila Dias, Faculdade Guaraí

Graduada em Enfermagem pela Universidade Luterana do Brasil (2005). Pós Graduada em Enfermagem em UTI, Atualmente é professora da Faculdade Guaraí. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde Publica.

Reobbe Aguiar Pereira, Faculdade Guaraí

Capacidade de trabalhar em equipe, fácil aprendizado, dinâmico, criativo, iniciativo próprio, ético e compromissado com os valores da instituição, visando cumprir com os objetivos propostos.

Downloads

Publicado

2018-09-25

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)